Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viaje pelas paisagens e sabores da Mantiqueira

04 de Novembro de 2019 às 21:45
Ana Claudia Martins [email protected]

Viaje pelas paisagens e sabores da Mantiqueira Clima de montanha inspira viajantes a experiências gastronômicas únicas. Crédito da foto: Ana Cláudia Martins

Muito mais do que ar puro e clima de montanha. Agora, os turistas que visitam as cidades paulistas e os municípios vizinhos do sul mineiro também podem desfrutar dos sabores e aromas da Serra da Mantiqueira.

[irp posts="182670" ]

 

Isso porque restaurantes e produtores rurais de cidades da região estão levando a gastronomia da Serra da Mantiqueira aos turistas. A experiência reúne os melhores pratos e sabores, além de uma vivência incrível no campo.

Na cidade paulista mais famosa da Mantiqueira, Campos do Jordão, muito procurada pelos turistas, o restaurante Moringa Mantiqueira é um exemplo dessa nova tendência de turismo gastronômico.

Além de saborear pratos elaborados por chefes de cozinha, os restaurantes que fazem parte do circuito “Sabores da Montanha” utilizam em suas receitas ingredientes produzidos pela agricultura regional, valorizando alimentos orgânicos locais.

Viaje pelas paisagens e sabores da Mantiqueira Região da Mantiqueira tem grande variedade de queijos artesanais. Crédito da foto: Ana Cláudia Martins

No roteiro gastronômico do Moringa Mantiqueira, por exemplo, a experiência é conduzida pelo chef Vitor Pompeu. Além de contextualizar sobre a gastronomia da Serra da Mantiqueira, desde sua história até a atualidade, os turistas visitam produtores rurais de Paraisópolis e Consoloção: duas pequenas cidades do Sul de Minas, entre outros locais.

Em Paraisópolis, é possível conhecer a produção artesanal de queijos produzidos por meio do leite de búfalas. Já em Consolação, o destino é uma charmosa e bela propriedade rural, onde são produzidos azeites finos. No local também é possível conhecer as oliveiras e degustar os produtos. E no meio do caminho os turistas ainda são presenteados com uma bela cachoeira, antes de chegar na Casa Mantiva, onde os azeites são produzidos.

“Acreditamos que esse olhar traz uma visão diferenciada para a alimentação. A iniciativa visa oferecer uma vivência turística de lazer e também educativa”, diz Vitor Rabelo, chef do restaurante Moringa Mantiqueira.

A bucólica Gonçalves

Viaje pelas paisagens e sabores da Mantiqueira Restaurante Moringa Mantiqueira. Crédito da foto: Ana Cláudia Martins

Na também mineira Gonçalves, outros dois restaurantes fazem parte do circuito gastronômico que valoriza os sabores da montanha: Janelas com Tramelas e Sauá.

O restaurante Janelas com Tramelas, no coração de Gonçalves, traz a típica comida mineira, em um estabelecimento charmoso e com uma arquitetura única, que remete às casas de pau-a-pique. No cardápio, pratos saborosos também com produtos locais.

E no restaurante Sauá, na zona rural de Gonçalves, o local encanta pelo seu charme e beleza, além da elevada altitude. Já o cardápio é repleto de pratos com os típicos sabores da montanha e especialidades do chef Vitor Pompeu. “Um dos elementos bastante presente no novo cardápio da casa são os queijos da Serra da Mantiqueira”, diz.

Dentre os destaques do cardápio, a nova versão da salada caprese chama atenção no Sauá. Servida com tomates grelhados, queijo meia-cura, pesto, crocante de queijo alagoa e azeite, tudo produzido na região.

Santo Antônio do Pinhal

Viaje pelas paisagens e sabores da Mantiqueira Restaurante Janelas com Tramelas. Crédito da foto: Ana Cláudia Martins

De volta a São Paulo, na pequena Santo Antônio do Pinhal, o ponto de parada obrigatória do roteiro gastronômico da Serra da Mantiqueira é o restaurante Donna Pinha. Conduzido pela chef de cozinha Anouk, em um ambiente rústico e aconchegante, o restaurante também traz pratos com o sabor da culinária da montanha, que valorizam os produtos da região. A cada temporada o restaurante lança o cardápio com as frutas e frutos da época. Os destaques são as trutas, frutas vermelhas, cogumelos, alcachofras, entre outros.

Para mais informações sobre o roteiro gastronômico “Sabores da Montanha”, datas e valores, o interessado deve entrar em contato com o restaurante Moringa Mantiqueira, pelo celular: (12) 99641-2787.

Chocolate inspira pousada em Campos do Jordão

Viaje pelas paisagens e sabores da Mantiqueira Casa Sabor Chocolate é novo conceito de hospedagem. Crédito da foto: Divulgação

Para os amantes do chocolate, a badalada Campos do Jordão ganhou um novo modelo de hospedagem: uma casa temática inspirada nos sabores dos diversos tipos de chocolate, como ao leite, meio amargo e branco.

Os diferentes tipos de chocolates dão nomes aos quartos da casa, onde até o sabonete, o xampu e o condicionador são à base de chocolate. Além disso, as suítes têm barrinhas de chocolate para os hóspedes e na recepção há sempre um maravilhoso bolo e os famosos brownies, claro, que de chocolate! Muito charme e gostosura para quem procura um novo conceito de hospedagem. (Ana Cláudia Martins)

Para valores e reservas, entre em contato com a Casa Sabor Chocolate pelo celular: (12) 99235-8587 ou pelo site (https://casasaborchocolate.com.br)

A repórter viajou a convite de @saboresdamontanhabr, Travel for Life (www.travelforlife.com.br) e da Casa Sabor Chocolate.

Galeria

Confira a galeria de fotos