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Viajar é o investimento preferido dos brasileiros

25 de Março de 2019 às 22:30

Viajar é o investimento preferido Estudo comprova a importância atribuída ao turismo para quem busca a realização pessoal. Crédito da foto: Divulgação / Ministério do Turismo

Viajar a passeio é o principal sonho de consumo de 37% dos brasileiros. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo buscador de viagens Kayak, divulgada em 20 de março, Dia Internacional da Felicidade. Fazer melhorias nas residência aparece em segundo lugar no ranking de prioridades da população, sendo citada por 22% dos entrevistados. Na sequência, os maiores esforços das pessoas são voltados à aquisição de equipamentos eletrônicos (12%) e à compra de roupas (11%).

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Na avaliação da Kayak, o estudo revela a importância atribuída ao turismo para quem busca a realização pessoal. “Se fazer as malas e botar o pé na estrada é o investimento preferido de mais de um terço das pessoas, é preciso fornecer as condições para que isso aconteça”, comenta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Para o ministro, os dados evidenciam o potencial do país de absorver o grande contingente de interessados em viajar. “Com uma enorme oferta de atrativos, que incluem praia, cultura, história, gastronomia e natureza, não faltam opções para transformar as viagens pelo Brasil em ótimas experiências. E com medidas como a melhoria da conectividade aérea, que tendem a baratear viagens, o brasileiro terá um motivo a mais para explorar o nosso território”, vislumbra.

Litoral e gastronomia lideram preferência

O estudo também indica preferência por um dos maiores atrativos nacionais: o rico litoral. 67% escolhem praia, à frente de tours urbanos (30%) e longas viagens de carro (30%).

Outra virtude tipicamente brasileira é apontada no levantamento como motivo para viajar. A gastronomia e o seu vasto cardápio de receitas lidera o ranking de prioridades nos gastos de visitantes, com 43%. Excluídas despesas relativas a passagens e acomodação, a culinária supera programas como passeios e compras (42%), confirmando o poder de sedução do ramo. Além disso, 78% afirmam decidir o destino a partir de expectativas quanto à comida, e 66% se dispõem a investir mais em alimentação durante viagens.

A pesquisa do Kayak, realizada entre 3 e 10 de janeiro deste ano, ouviu um total de 1.006 brasileiros de vários estados, com idade de 18 a 65 anos. (Da Redação)