Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tour leva visitantes a plantações de frutas típicas em São Miguel Arcanjo

12 de Agosto de 2019 às 21:09

Um tour rural que percorre plantações de frutas típicas e permite ao visitante colher e degustar o que preferir. Essa é mais uma opção de passeio que São Miguel Arcanjo -- a 80 quilômetros de Sorocaba -- está oferecendo aos visitantes. O programa diferente dá direito a belas paisagens, ar puro e uma imersão na rotina das propriedades agrícolas.

O trajeto inclui cinco fazendas produtoras de frutas típicas da região, assim como a uma estufa de olerícolas. O turista pode percorrer as plantações, colher frutas frescas direto do pé, consumir no próprio local e levar para casa. Entre as culturas visitadas estão nêspera, uva, laranja decopon, lichia, ameixa, romã, pêssego, maracujá e caqui.

https://www.facebook.com/coloniapinhalsma/videos/vb.687713081269857/333578820852521/?type=2&theater

A viagem é feita em um veículo semelhante a um vagão de trem, tracionado por um trator. A lotação máxima do veículo é de 25 pessoas e as saídas acontecem conforme a demanda.

Embora recente, o tour rural de São Miguel Arcanjo já se transformou em um programa conhecido dos turistas. É o caso, por exemplo, da paulistana Rejane Tanoue. Ela conta que já fez o passeio quatro vezes. “Hoje em dia, com a vida corrida, as famílias têm pouco tempo para se reunir e conviver. Esta é uma excelente oportunidade de união e conhecimento”, avalia.

[irp posts="144723" ]

 

Em contraste com projetos semelhantes, o tour rural em São Miguel Arcanjo é uma iniciativa coletiva. Criado pela Associação Cultural e Esportiva de Colônia Pinhal (Acecp), a proposta visa promover o turismo local e aproximar os públicos urbano e rural. Logo depois, a ideia ganhou o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, que colaborou com parte do investimento financeiro.

Miguel Arcanjo visita cinco plantações de frutas típicas e uma estufa de olerícolas Tour rural em São Miguel Arcanjo visita cinco plantações de frutas típicas e uma estufa de olerícolas. Crédito da foto: Divulgação.

 

Preparados para receber

Para que a ideia do passeio funcionasse na prática, as 50 famílias que participam da Associação precisaram adequar suas propriedades. Aliás, eles tiveram de investir em sistemas hidráulicos, redes de gás, substituição de portas, instalação de exaustores, eletricidade e pintura. Outras aquisições necessárias foram carreta, geradores, kit de antena e roteador, kit de informática e multimídia.

Conforme Fábio Yamada, vice-presidente da Acecp, os períodos de eventos locais são os preferidos pelos turistas para fazer o passeio. Ele cita como exemplo o Festival da Nêspera, do ano passado, realizado em setembro. “Foram cerca de 10 viagens em apenas um dia”, lembra.

Além disso, algumas propriedades de associados da Colônia Pinhal também abrem as porteiras para o colha e pague de frutas. “Nesses dias, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar de perto o trabalho no campo”, comenta Lena Maki Kitahara. Dessa maneira, de acordo com a agrônoma da Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo, o turismo rural tende a crescer.

Informações sobre o tour rural em São Miguel Arcanjo na Acecp, pelo telefone (15) 3379-5288 e no site da Prefeitura Municipal. (Da Redação)