Buscar no Cruzeiro

Buscar

Roteiro para se divertir com a família no inverno

22 de Julho de 2019 às 21:44

Roteiro para se divertir com a família no inverno Serras da Mantiqueira e do Mar abrigam unidades de conservação que oferecem desde trilhas, cachoeiras e florestas até praias. Crédito da foto: Wikipedia

São Paulo oferece um grande número de opções para quem não abre mão de passear mesmo nos dias frios do inverno. Entre os destinos preferidos estão os parques estaduais das serras da Mantiqueira e do Mar. Localizados no cone leste do Estado -- distantes entre 270 e 370 quilômetros de Sorocaba --, a região abriga importantes unidades de conservação, como o Parque Estadual Campos do Jordão, a Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier, a Estação Ecológica de Bananal e o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar.

[irp posts="93153" ]

 

Os programas contemplam roteiros para turistas de todos os gostos, idades e condições físicas. É possível escolher entre trilhas em florestas, praias, montanhas, cachoeiras, cavernas e paisagens diversas. Confira sugestões da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para passeios que podem ser feitos em um fim de semana ou feriado prolongado:

Trilhas na mata, montanhas e ar puro

Para quem gosta do ar puro e do friozinho da montanha, o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) é uma boa opção. Primeiro parque do Estado, ele possui um patrimônio natural riquíssimo e sua história guarda ligação estreita com o desenvolvimento econômico paulista, principalmente a partir de culturas florestais madeireiras.

Roteiro para se divertir com a família no inverno Pedra do Baú é um dos principais pontos de escalada técnica. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Campos do Jordão

Sugestões de passeio são as trilhas Monteiro Lobato (indicada para as crianças, com referências à obra do escritor); das Quatro Pontes; Cachoeira do Galharada; do Rio Sapucaí; e Celestina. Tem também a Trilha dos Campos, que serpenteia pela Mata Atlântica, araucárias e campos de altitude, até atingir 1.900 metros. Do ponto mais alto se tem uma visão panorâmica de quase todo o Vale do Paraíba.

Horário: de segunda a domingo, das 9h às 17h

Ingresso: R$ 15 (exceto às quartas-feiras)

Informações: (12) 3663-3762

Pedra do Baú

Quem vai a Campos do Jordão não pode deixar de conhecer a Pedra do Baú, na vizinha São Bento do Sapucaí. O Monumento Natural Estadual (MoNa) Pedra do Baú é formado por um fantástico complexo rochoso situado no meio da exuberante Mata Atlântica, da qual restam aproximadamente 8% da sua porção original. Está encravado na Serra da Mantiqueira e é considerado um dos principais pontos de escalada técnica do Estado de São Paulo, contendo inúmeras vias de escalada.

Sugestões de passeio: trilhas do Bauzinho, do Baú e da Ana Chata.

Endereço: Estrada Municipal do Bauzinho, km 6 Bairro Paiol Grande

Horário: de segunda a domingo, das 8h às 18h

Ingresso: R$ 10,00

Informações: (12) 3663-1977

Passeio entre animais ameaçados de extinção

Roteiro para se divertir com a família no inverno Espécies em risco, como o sagui-da-serra-escuro vivem em Cunha. Crédito da foto: Divulgação / Guia de Áreas Protegidas

O Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar protege importante remanescente de matas nebulares -- a mais de mil metros de altitude --, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba e araucária, que abrigam bromélias, orquídeas e samambaias. As florestas preservam importantes mananciais para o abastecimento de água das cidades do Vale do Paraíba e até mesmo do Rio de Janeiro. Há também muitas espécies exclusivas em risco de extinção, como o sagui-da-serra-escuro, o mono-carvoeiro e o sauá, e aves como o macuco, a jacutinga, a saudade, o cuiú-cuiú, o -negrinho-do-mato, o pavó e o gavião-de-penacho.

Sugestões de passeio: trilhas do Rio Bonito, das Cachoeiras e do Rio Paraibuna.

Endereço: Estrada Municipal do Bairro do Paraibuna, km 20 Bairro Paraibuna (Cunha)

Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h

Ingresso: gratuito

Informações: (12) 3111-2353

São Francisco Xavier: água e cultura tropeira

Roteiro para se divertir com a família no inverno Cachoeira Pedro David, refresco no meio da caminhada. Crédito da foto: Divulgação / Guia de Áreas Protegidas

Antes de tomar o rumo da serra ou do litoral, outra opção é a Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier, no distrito do município de São José dos Campos. Os principais atributos da APA são seus recursos hídricos, a cultura tropeira e o primata muriqui, considerado o maior macaco das Américas. Esse é um importante local de atração para o turismo regional. Possui belíssimas paisagens e cachoeiras características dos ecossistemas da Serra da Mantiqueira.

Sugestões de passeio: Trilha do Mirante ou Pedra da Onça, Pedra do Porquinho e Cachoeira Pedro David.

Endereço: rua 15 de novembro, 1.051 - Distrito de São Francisco Xavier

Horário: das 8h às 17h

Ingresso: gratuito

Informações: (12) 39261790

Na Bocaina, o paraíso das bromélias

Roteiro para se divertir com a família no inverno Estação do Bananal abriga inúmeras plantas. Crédito da foto: Divulgação / EE Bananal

A Estação Ecológica de Bananal ajuda a proteger um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Está localizada na Serra da Bocaina, próxima à divisa com o Rio de Janeiro. Além de ser conhecida como o paraíso das bromélias, abriga muitas espécies importantes de fauna. Lá se encontra, também, um trecho preservado de 800 metros da histórica trilha do ouro, um caminho de mais de 300 anos, construído por mão de obra escrava e todo calçado com rochas.

Sugestões de passeio: trilhas da Cachoeira Sete Quedas, do Ouro e do Mirante.

Endereço: rodovia SP-247, km 15 + 10 km pela estrada da Madeirith Bairro Sertão do Ariró

Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h

Ingresso: gratuito

Informações: (12) 3116-2008

Galeria

Confira a galeria de fotos