Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rafting e boia cross sem sair da região

22 de Abril de 2019 às 22:13

Rafting e boia cross sem sair da região Corredeiras do rio Sorocaba variam do nível dois ao quatro, permitindo a participação de pessoas de todas as idades em boia cross (foto) e rafting. Crédito da foto: Divulgação

Quem procura diversão com adrenalina na dose certa para toda a família não precisa ir muito longe. Para surpresa de muitos sorocabanos, além de competições de canoagem slalom, é possível praticar também boia cross e rafting no rio Sorocaba. Em Boituva e Cerquilho -- distantes, respectivamente, 30 e 60 quilômetros de Sorocaba --, por exemplo, o curso d’água mais importante da região já deixou todos os resquícios de poluição para trás e se torna um pouco mais caudaloso -- não muito -- para essas e outras modalidades de esportes aquáticos.

[irp posts="107929" ]

 

Combinando a tranquilidades dos pequenos municípios com os benefícios da tecnologia moderna, as duas cidades possuem boa estrutura de hospedagem, de alimentação e de serviços e, mais recentemente, ganhou empresas especializadas no monitoramento e orientação de aventuras pelo rio. Isso significa que não é preciso ter pressa ou prática anterior para se divertir.

Antes de partir para o passeio, os monitores explicam tudo o que é preciso saber sobre os esportes. Mesmo quem nunca viu, não deve ter dificuldade para imaginar o que seja boia cross. Como o próprio nome sugere, consiste na descida de rios. Estas podem ser mais ou menos sofisticadas. Quando o esporte surgiu, os praticantes utilizavam câmaras de ar de pneus grandes, como os de caminhões. Atualmente, os modelos comercializados se assemelham a pequenos botes de borracha. Neste caso cada boia é utilizada por uma única pessoa.

Rafting e boia cross sem sair da região Maior rio da região oferece diversão garantida a menos de uma hora de viagem de Sorocaba. Crédito da foto: Arte / Jornal Cruzeiro

No rafting, também se desce rios em botes infláveis. As diferenças estão no formato das embarcações -- retangulares e maiores do que no boia cross -- e na quantidade de praticantes. Nesta atividade de aventura, geralmente, quatro pessoas remam sob o comando de um instrutor. Além do rafting tradicional, o trecho do rio Sorocaba nos municípios de Boituva e Cerquilho é ideal também para a pratica das modalidades mirim e noturno.

Em comum, boia cross e rafting têm a possibilidade de poderem ser praticados por pessoas de todas as idades, a partir dos quatro anos. As exceções são as grávidas e os recém-operados.

Esporte e lazer

A partir da divisa entre Boituva e Cerquilho e até próximo de desembocar no Tietê, em Laranjal Paulista, o rio Sorocaba é amplo e possui várias corredeiras centralizadas que formam grandes ondas. Em alguns trechos, o leito é entrecortado por grandes remansos, permitindo aos aventureiros momentos de contemplação da natureza exuberante. Em época de calor, é possível praticar a flutuação, fazer paradas para nadar e se refrescar em uma convidativa cachoeira ou explorar uma gruta.

Rafting e boia cross sem sair da região Percurso entre Boituva e Cerquilho tem paisagem exuberante, incluindo cachoeira, gruta e remansos. Crédito da foto: Divulgação

De acordo com instrutores que atuam nesta região do rio Sorocaba, dois trechos podem ser frequentados por atletas e iniciantes no esporte, com níveis de dificuldade que variam entre dois a quatro, em uma escala que varia de zero a dez. A delimitação é a ponte Ferro Ligas, em Cerquilho. Acima dela, chega ao nível quatro na época de cheia, com corredeiras mais técnicas e que exigem precisão dos rafteiros. Abaixo da ponte, todos -- de crianças a idosos -- podem experimentar a aventura de uma descida de rafting com nível três de complexidade.

Quem quiser saber mais sobre a prática de boia cross e rafting no rio Sorocaba pode consultar as secretarias de Turismo de Boituva e Cerquilho ou entrar em contato com operadoras de turismo de aventura que atuam nos dois município. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos