Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques nacionais já recebem visitantes

11 de Agosto de 2020 às 00:01

Parques nacionais já recebem visitantes No Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, o número de visitantes e o tempo de permanência serão reduzidos, entre outras medidas de segurança. Crédito da foto: Divulgação / Arquivo Ministério do Turismo

De forma gradual, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está reabrindo os parques nacionais, conforme as regras de cada Estado e município, com planejamento e obedecendo as orientações de segurança para evitar a proliferação da Covid-19. Até agora, dez Unidades de Conservação Federais foram abertas total ou parcialmente para visitação.

O Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, foi reaberto no sábado (8), adotando protocolos de segurança contra o coronavírus. A autorização do ICMBio, publicada na sexta-feira (7) no Diário Oficial da União, trouxe diversas orientações de medidas a serem adotadas para a segurança dos visitantes.

Dentre as regras estabelecidas estão o uso obrigatório de máscara durante todo o período de visitação, a disponibilização de álcool em gel ou produto de higienização aos visitantes, a desinfecção de ambientes e de equipamentos de proteção individual, necessários para alguns atrativos. Além disso, a capacidade do parque e o tempo de permanência serão reduzidos e será necessário manter o distanciamento de dois metros de distância entre cada pessoa.

A orientação do ICMBio é de que os parques, para evitarem filas, priorizem a venda de ingressos on-line, serviços ou agendamentos.

Itatiaia

Parques nacionais já recebem visitantes No Parque Nacional do Itatiaia, entre os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, as ações de reabertura acontecerão em três fases, da mesma forma limitando o acesso de turistas. Crédito da foto: Divulgação / Arquivo Ministério do Turismo

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, começou a reabertura de forma gradual no dia 5 de agosto, após meses fechado em decorrência da pandemia de coronavírus. Criado em 1937, foi o primeiro Parque Nacional do Brasil e é um importante atrativo turístico da região onde está situado, que abrange os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A retomada das atividades será feita a partir da adoção de protocolos de prevenção estabelecidos por órgãos oficiais de saúde e pelo ICMBio. As medidas foram baseadas em três frentes de atuação: sociais, sanitárias e operacionais, que estabelecem o distanciamento físico, a sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.

Além disso, as ações serão realizadas em três fases: a fase um consiste na restrição de acesso a parte dos atrativos; a fase dois na flexibilização do acesso, mas com capacidade reduzida; e por fim a fase três, onde as atividades serão retomadas normalmente.

Na fase inicial de reabertura, apenas a parte baixa e algumas atrações da parte alta do parque estarão abertas. A maior parte dos atrativos terá restrições quanto ao fluxo de visitação e, em todos os locais, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de dois metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção. Para evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado. A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para evitar aglomerações.

Foz do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, está retomando as atividades de forma gradativa. A estação Porto Canoas, que abrange o restaurante e outras lojas, segue fechada e será reaberta em próxima etapa.

Parques nacionais já recebem visitantes Como nas outras unidades de conservação, quem for ao Parque Nacional do Iguaçu deverá usar máscara durante todo o passeio. Crédito da foto: Divulgação / Arquivo Ministério do Turismo

O Parque Nacional do Iguaçu vai funcionar de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, e, na entrada do atrativo, os visitantes serão orientados sobre os novos procedimentos e cuidados em relação à prevenção contra o coronavírus. Dentre as medidas obrigatórias estão a redução da capacidade do local, a aferição da temperatura, o distanciamento entre as pessoas e o uso de máscara durante todo o passeio.

Para garantir a segurança dos turistas, as visitas devem ser agendadas e os ingressos serão vendidos exclusivamente pelo site. Moradores de Foz do Iguaçu e de cidades vizinhas possuem 90% de desconto com o Passe Comunidade que deve ser adquirido nos terminais de autoatendimento, localizados no Centro de Visitantes do Parque Nacional.

Refúgio de Alcatrazes

O ICMBio também autorizou a reabertura do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (Refúgio de Alcatrazes), em São Paulo. A retomada deve acontecer com a redução em 50% da capacidade do local. Além das regras de segurança obrigatórias, o ICMBio recomenda que os visitantes levem seus próprios equipamentos de mergulho e seu próprio alimento e bebida.

Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso do Goiás (GO), também deve reabrir em breve. Um decreto publicado pela prefeitura municipal na semana passada permite a reabertura de atrações turísticas, comércio, hotéis, bares e restaurantes. A liberação das atividades, no entanto, será condicionada à autorização do Plano de Gestão de Atrativo Turístico, à assinatura do Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta e ao atendimento de protocolos gerais e específicos determinados pela Secretaria Estadual de Saúde e órgãos de administração do município. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos