Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para a mamãe, com carinho

07 de Maio de 2019 às 00:02

Para a mamãe, com carinho A Rota do Vinho, com suas vinícolas, restaurantes e pousadas é uma das atrações de São Roque. Crédito da foto: Divulgação

O Dia das Mães está chegando. Neste ano, que tal ir além das lembrancinhas e presenteá-la com um fim de semana longe da rotina e dos afazeres domésticos? O estado de São Paulo possui inúmeros destinos interessantes para um fim de semana de lazer e descanso ou -- se o tempo e o dinheiro forem curtos -- para um bate e volta revigorante. Viagem & Turismo selecionou algumas opções próximas a Sorocaba.

São Roque - Mais conhecido como “terra do vinho” e destino gastronômico, São Roque integra a lista dos principais atrativos paulistas. As belas paisagens e o clima aconchegante da estância turística localizada a menos de 40 quilômetros de Sorocaba compõem o cenário ideal para quem busca descanso. Pertinho do centro urbano estão a Mata da Câmara, o Morro do Saboó e a celebrada Estrada do Vinho, com suas vinícolas, enormes parreirais, restaurantes e pousadas aconchegantes. Algumas produtoras de vinho abrem suas instalações aos turistas, para visitas monitoradas e até participar do tradicional pisa da uva.

Quem prefere esportes radicais pode optar pelo Ski Mountain Park, um parque com pista artificial para a prática de esqui e snowboard, além de arvorismo, passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, teleférico, tobogã e arco e flecha, entre outras atividades.

Boituva - A 57 quilômetros de Sorocaba, Boituva é o destino perfeito para as mães aventureiras. A cidade possui clima e natureza propícios para passeios de balão, bem como atividades mais intensas, como saltos de paraquedas, rafting e paintball.

Para a mamãe, com carinho Para as mães aventureiras, Boituva oferece passeios de balão. Crédito da foto: Divulgação

Se a opção é manter os pés no chão, Boituva também oferece passeios culturais, como o Museu do Tropeiro, onde um acervo de mais de 700 peças resgatam a história da região. Na Fazenda do Pinhal, é possível acompanhar com detalhes o processo produtivo de uma das bebidas mais tradicionais do país, a cachaça.

Guararema - Conhecida como “Cidade Natal”, em razão da famosa decoração de final de ano, Guararema -- a 170 km de Sorocaba -- é um daqueles destinos escondidos, mas muito cativantes. Surpreenda sua mãe com um passeio pelos parques da cidade, que valorizam a beleza natural e a vegetação remanescente da Mata Atlântica, como o Parque da Ilha Grande e o Parque Municipal Recanto do Américo.

Para a mamãe, com carinho Maria Fumaça (Guararema) e a cachoeira mais alta de São Paulo (Joanópolis) são opções para o Dia da Mães. Crédito da foto: Divulgação

Rica em cultura, a cidade possui construções do século 18, preservadas pelo Patrimônio Histórico e oferece um retorno ao passado, por meio do passeio de Maria-Fumaça. A excursão demora cerca de 30 minutos, percorrendo o trecho entre a Estação de Guararema e o bairro de Luís Carlos, onde a locomotiva faz uma parada para visitação.

Para a mamãe, com carinho Crédito da foto: Divulgação

Holambra - A graciosa cidade de colonização holandesa é o passeio perfeito para as mamães românticas. Holambra está a cerca de 130 km de Sorocaba e é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais de toda a América Latina. O município promove anualmente a maior exposição de flores do Brasil, a Expoflora.

A influência dos Países Baixos é observada na arquitetura, na culinária, restaurantes, cervejarias e docerias. Durante o tour pela cidade, vale a pena visitar o Moinho Holandês dos Povos Unidos e os belíssimos campos de flores.

Embu das Artes - A 95 km do centro sorocabano, encontra-se a encantadora Embu das Artes. Se sua mamãe aprecia lugares diferentes, acompanhe-a na Feira das Artes, onde artistas expõem seu talento ao ar livre. Visite também os museus do Centro Histórico, que reúnem arte sacra jesuíta, barroca e indígena, características notáveis na arquitetura do município. A adorável Viela das Lavadeiras, na Rua Siqueira Campos, está cercada de flores, lojas de artigos de decoração, empórios e restaurantes com cardápios influenciados por diversas culturas.

Joanópolis - Belezas naturais, incluindo a maior queda d’água de São Paulo -- Cachoeira dos Pretos, com 154 metros --, são as mais destacadas atrações de Joanópolis. A cidade localizada a 200 km de Sorocaba, fica entre as serras da Mantiqueira e da Guirra. Possui extensa área de Mata Atlântica preservada e atividades na água. Faça sua mãe se sentir como a rainha que ela é, enquanto caminha pelas ruas largas e entre os casarões de estilo colonial. Finalize o passeio experimentando os deliciosos vinhos, queijos, doces e pratos típicos da roça. (Da Redação, com agências)

Galeria

Confira a galeria de fotos