Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Novo normal' coloca a bicicleta na rota turística

06 de Outubro de 2020 às 00:01

“Novo normal” coloca a bicicleta na rota turística Roteiro de 84 quilômetros e dois dias de duração desbrava o lado rural de municípios próximos a Sorocaba onde há grandes cultivos de uva, morango, figo, caqui e goiaba, entre outras frutas. Crédito da foto: Divulgação

De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), as vendas de bicicletas mais do que duplicaram no Brasil durante a pandemia. O crescimento foi de 118% entre março e setembro de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. O fenômeno, aliado às notícias que mostram as bikes como meio de transporte seguro e indicado para o “novo normal”, está chamando a atenção de empresas especializadas em cicloturismo. Resultado disso é o surgimento de roteiros específicos para duas rodas.

Uma opção já disponível na semana que vem -- 16 a 18 de outubro -- é o roteiro Sua Primeira Viagem de Bicicleta. A novidade marca a retomada das atividades da empresa Ybytu após o isolamento social e é indicada para quem quer experimentar um passeio a bordo da “magrela”, mas ainda precisa ganhar experiência, confiança e preparo físico. Com dois dias de duração e 84 quilômetros, o trajeto segue parte do ainda pouco conhecido Circuito das Frutas, desbravando o lado rural de cidades como Itu, Indaiatuba, Itupeva e Jundiaí, todas próximas a Sorocaba.

Além do percurso com dificuldade média, que pode ser explorado por adultos e adolescentes com um preparo físico mínimo, a Sua Primeira Viagem de Bicicleta inclui rodas de conversa sobre planejamento de cicloviagens e instruções sobre mecânica e manutenção básica da bicicleta. Os participantes também têm a oportunidade de experimentar modelos de bicicletas elétricas criados pela Pedalla, empresa de e-bikes que desenvolve projetos de mobilidade comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Aproveitando a proximidade com Sorocaba, Campinas e a capital paulista, a viagem foi planejada para proporcionar atividades seguras e em contato com a natureza. De acordo com a empresa organizadora, medidas de prevenção de acordo com os protocolos sanitários para evitar contaminação por Covid-19 foram ajustadas com os hotéis parceiros.

Circuito das Frutas

“Novo normal” coloca a bicicleta na rota turística Passeio inclui acomodações, refeições e acompanhamento profissional. Crédito da foto: Divulgação

A viagem acontece normalmente nos fins de semana, começando na sexta-feira em Itupeva -- 80 quilômetros de Sorocaba --, com jantar (não incluído) e bate-papo. No sábado, são 49 quilômetros de pedal de Itupeva até a histórica e aconchegante Fazenda Cana Verde, em Itu, onde o grupo aproveita o entardecer e a noite. No domingo, a viagem de retorno a Itupeva, por outro trecho e com novas paisagens, tem 33 quilômetros. O pacote inclui duas noites de hospedagem com café da manhã (Hotel Intercity Itupeva e Fazenda Cana Verde). Um guia experiente e um carro de apoio acompanham todo o trajeto.

Abrangendo dez cidades do interior paulista -- Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo --, o Circuito das Frutas ganhou este nome em função dos inúmeras propriedades dedicadas ao cultivo de uva, morango, figo, caqui e goiaba, entre outras frutas, que historicamente ocupam a região. Aos poucos, o local vem se consolidando também como um polo de turismo rural.

Os municípios que fazem parte do Circuito das Frutas também oferecem diversos outros atrativos. Um destaque é a gastronomia variada que pode ser saboriada em sítios e restaurantes temáticos, com destaque para a cozinha caipira. Outras opções são as inúmeras adegas e alambiques. Mais informações sobre o roteiro podem ser obtidas no site https://ybytu.tur.br . (Da redação com informações da Ybytu).

Galeria

Confira a galeria de fotos