Turismo

Museu do Futebol em terras gaúchas

Exposição itinerante pode ser vista em Porto Alegre até o dia 16 de dezembro
Museu do Futebol em terras gaúchas
A mostra aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro apaixonado por futebol. Crédito da foto: Tom Cabral / Ministério do Turismo

A exposição itinerante Museu do Futebol na Área pode ser apreciada até o dia 16 de dezembro, no Museu da Comunicação de Porto Alegre, que fica na rua dos Andradas, 959, no centro da capital gaúcha. A entrada é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 18h, a mostra aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro e já foi vista por mais de 200 mil pessoas no Recife, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

O Museu do Futebol na Área reproduz sete das 15 salas presentes na sede do museu, no emblemático Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o objetivo de levar a experiência que já encantou mais de 3,5 milhões de pessoas desde sua inauguração, em 2008. Para tanto, contou com o time que participou do projeto original: os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, que assina uma instalação exclusiva para a mostra. E, para ampliar a emoção do público local, incorpora histórias, fotos e curiosidades sobre o futebol de cada cidade por onde passa.

Leia mais  Hotéis para festejar o fim de ano no Rio

Gre-Nal

Em Porto Alegre, a rivalidade entre Grêmio e Internacional está presente. O Gre-Nal é representado por fotos dos primórdios dos clubes, no início do século 20, ao jogo de pebolim (ou totó) e de futebol de botão. Compõe a mostra ainda uma vitrine em homenagem a Aldyr Schlee, gaúcho criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, em 1953, e outra com camisas e objetos históricos dos dois clubes, entre eles, uma camiseta usada pelo ídolo colorado Fernandão na conquista da Taça Libertadores da América em 2006, e outra usada por Paulo César Magalhães na conquista gremista do Mundial de 1983.

A interação dos visitantes com a exposição é reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia modular exclusiva da Motorola para a família Moto Z. Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto Snap 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Snap Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil, com joystick completo. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)

Comentários