Buscar no Cruzeiro

Buscar

Montevidéu une arte e gastronomia

01 de Abril de 2019 às 22:55

Montevidéu une arte e gastronomia Museu de Arte Pré-colombiano e Indígena (Mapi), no pitoresco bairro “Ciudad Vieja”, mantém exposição permanente de várias culturas americanas. Crédito da foto: Divulgação

Montevidéu é a cidade mais visitada do Uruguai em qualquer época do ano. Além da paisagem européia, dos cantos pitorescos na orla do rio da Prata e dos parques, as principais atrações são ligadas à arte e à gastronomia, que em alguns casos se fundem para oferecer uma experiência completa.

[irp posts="78664" ]

 

Confira alguns exemplos do que não se pode perder durante uma visita à capital do país vizinho.

Obras de Picasso

O Museu Nacional das Artes Visuais (MNAV) localizado dentro do famoso Parque Rodó -- ponto perfeito para desfrutar da arte e gastronomia -- oferece desde a semana passada uma exposição inédita na América Latina do pintor e escultor Pablo Picasso. Além disso, o espaço tem a sua própria cafeteria -- The Lab Coffee Roasters --, atração que completa a experiencia cultural.

Montevidéu une arte e gastronomia Mais de 40 obras de Picasso podem ser vistas no Museu Nacional das Artes Visuais. Crédito da foto: Divulgação / Ministério do Turismo do Uruguai

A mostra -- denominada “Picasso en Uruguay” --, reúne mais de 40 obras que marcam o projeto Picasso pelo Mundo, organizado pelo Museu Picasso de Paris com o objetivo de levar sua extraordinária obra à diferentes países. No total, sete países foram selecionados como sede das exposições e o Uruguai é o único da América Latina. A curadoria está a cargo de Emmanuel Guigon, diretor do Museu Picasso de Barcelona.

Arte indígena e pré-colombiana

O Museu de Arte Pré-colombiano e Indígena (Mapi), localizado na rua 25 de Maio, entre Colón e Pérez Castellano, no pitoresco bairro “Ciudad Vieja”, no centro da capital, oferece uma proposta gastronômica deliciosa e uma exposição permanente de peças arqueológicas e etnográficas pertencentes a diferentes culturas do continente americano. O Mapi Café, por sua vez, é um local de encontro que oferece café da manhã, brunchs, almoços e lanches, além de ser o espaço preferido para atividades especiais como palestras, jantares temáticos, música, teatro, artes visuais, literatura, debates acadêmicos, reuniões de negócios e diplomatas.

Petiscando em galerias

Montevidéu une arte e gastronomia O Gluck Food and Arts, na aparência uma galeria de arte, é um restaurante e pizzaria. Crédito da foto: Reprodução

Seguindo com o tour arte e gastronomia, uma dica é beliscar e petiscar no bairro de Punta Carretas. O Gluck Food and Arts: na aparência uma galeria de arte, é um restaurante e pizzaria, ponto de encontro que permite uma aproximação com a arte e a gastronomia em um ambiente cultural inovador. Entre picadas (aperitivos servidos com bebidas), tapas (antepasto), saladas, coquetéis, pizzas e sorvetes artesanais, os consumidores podem curtir obras de arte de reconhecidos artistas como Fito Sayago, Lara Campiglia, Marcelo Carrasco, Pilar Lacalle, Florencio Astori, Diego Viglione, entre outros.

Outra proposta para levar em conta na capital do Uruguai é o Centro Cultural da Espanha (CCE) na “Ciudad Vieja”, que convida em diferentes oportunidades a aproveitar momentos especiais em torno da gastronomia.

A última dica é uma visita ao espaço coletivo Tribu, localizado em Cordón. O local, um casarão de 1920, combina restaurante e uma galeria de arte que divulga obras de artistas emergentes. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo do Uruguai)

Galeria

Confira a galeria de fotos