Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hotelaria projeta investimentos e aumento de faturamento em 2019

09 de Março de 2019 às 03:02

No Brasil, a elevação do grau de otimismo entre os hoteleiros ocorreu em relação a seis dos sete itens pesquisados. Crédito da foto: Divulgação (29/1/2019)

Se depender do segmento de hospedagem, o primeiro semestre do ano será positivo para o turismo. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos de todo o país revela que 67,6% dos empresários ouvidos pretendem realizar investimentos nos próximos meses e 47,8% vislumbram aumento de faturamento, configurando os maiores percentuais de otimismo verificados desde o início da pesquisa, em janeiro de 2018.

As maiores expectativas de aumento de faturamento com hospedagem foram verificadas entre os empresários de São Paulo (59,8%), estado com a maior oferta de leitos do país, Minas Gerais (59,3%) e Pernambuco (56,3%). Na projeção de realização de investimentos nos próprios negócios no período os percentuais mais altos foram verificados em Pernambuco (25%), Rio Grande do Norte (23,1%) e Minas Gerais (22%).

[irp posts="79262" ]

 

Entre as regiões, Norte - com 21,2% - e Centro-Oeste - com 19,9% - lideram com os maiores percentuais de hoteleiros dispostos a investir em seus estabelecimentos até julho. As demais regiões apresentam índices menores: Sudeste (17,6%), Nordeste (17,3%) e Sul (11,9%).

Quando o assunto é perspectiva de aumento de faturamento, larga na frente a região Sudeste, que abriga o maior parque hoteleiro do país. Mais da metade dos empresários da região - 54,9% -, entrevistados pelo MTur, esperam faturar mais até julho. Em seguida, com maiores percentuais de otimismo aparecem no Centro-Oeste, com 46%, e no Nordeste, com 43,4%.

Resultado geral

No Brasil, a elevação do grau de otimismo entre os hoteleiros ocorreu em relação a seis dos sete itens pesquisados pela equipe técnica do Ministério do Turismo. Depois do faturamento e da pretensão de investimentos, o maior percentual de expectativas positivas no quarto trimestre (44,8%) ocorreu no quesito demanda por serviços ofertados. Em seguida, com 43,4%, vem o crescimento da demanda pelo destino onde o empreendimento está localizado.

Quando o assunto é perspectiva de aumento de faturamento, larga na frente a região Sudeste. Crédito da foto: Reprodução

“O segmento de hospedagem é de extrema relevância para o turismo e, por isso, funciona como um termômetro para medir o desempenho do setor como um todo. Se os hoteleiros estão otimistas é um bom sinal para a economia do turismo”, comenta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A curva ascendente na percepção do empresariado é verificada também na expectativa do aumento de número de turistas no destino, 38,2%, e na rentabilidade do setor de turismo como um todo, com 36% de avaliação positiva. Somente no item número de empregados houve retração em relação ao trimestre anterior, de 22,1% para 21,5%. Entretanto, no primeiro e no segundo trimestre de 2018, apenas 17% dos empresários tinham perspectiva de aumento ou manutenção dos postos de trabalho.

A sondagem empresarial é realizada trimestralmente por equipes do Ministério do Turismo em todo o país. Neste caso, os resultados refletem números do quarto trimestre de 2018 e perspectivas para o período de janeiro a julho de 2019. (Ministério do Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos