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Desbravando a América num Ford T 1918

20 de Novembro de 2018 às 06:30

Desbravando a América num Ford T 1918 Na sala principal está o Ford T, batizado com o nome de “Brasil”, e utilizado pelo trio para fazer o trajeto do mapeamento. Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Bariri

Típica cidade do interior, Bariri, com 34 mil habitantes, teria na praça da Matriz sua principal atração não fosse o fato de um de seus moradores ser Mário Fava, apelidado “intrépido mecânico”. A história desse impetuoso jovem, que aos 21 anos aceitou participar junto com outros dois brasileiros da maior aventura automobilística que se tem notícia, foi a inspiração para o museu que preserva na pequena cidade um intento reconhecido no mundo todo.

O Museu Mário Fava está de portas desde 21 de julho e preserva a memória da aventura protagonizada pelo mecânico baririense, Mário Fava, com Francisco Lopes da Cruz e Leônidas Borges de Oliveira conhecidos por percorrerem, em um Ford T, 27.631 km para mapear a Estrada Pan-americana, que interliga as Américas, passando por 15 países, entre 1928 e 1938. São fotos dos desbravadores, documentos, registros, jornais da época e mapas de viagem. Na sala principal está o Ford T, fabricado em 1918, utilizado pelo trio para fazer o trajeto do mapeamento. O carro centenário foi todo restaurado para ficar em exposição.

Desbravando a América num Ford T 1918 O museu fica na rua Tiradentes, 410, e as visitas podem ser feitas de terça a domingo. Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Bariri

A aventura

A viagem teve início em 1928, no Rio de Janeiro e durou dez anos. Além do Ford T, batizado com o nome de “Brasil”, os três levaram uma caminhonete Ford, ano 1925, que ganhou o nome de “São Paulo”. Depois de abrir caminhos entre campos, florestas, montanhas, pântanos e rios, os desbravadores encerraram a jornada sendo recebidos na Casa Branca, pelo presidente Franklin Delano Roosevelt e o empresário Henry Ford. “O objetivo do museu é reunir essa história de pioneirismo e mostrar ao visitante parte dos desafios enfrentados pelo trio há mais de 80 anos”, conta o curador e um dos fundadores do museu, José Augusto Barboza Cava.

Desbravando a América num Ford T 1918 Fotos dos audaciosos desbravadores também fazem parte do acervo aberto ao público. Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Bariri

A aventura coincide com a popularização do automóvel no Brasil e, consequentemente, a necessidade de abrir novas estradas e mapear outras existentes em nome do progresso. De acordo com o curador, a viagem para desbravar a Pan-americana foi organizada por Leônidas Borges de Oliveira, que recebeu do então presidente Washington Luís um documento que dava fé e apoio do governo brasileiro à empreitada. “Esse registro também contribuiu para que os viajantes pudessem angariar apoio no custeio da viagem nos países por onde passavam, conforme a viagem fosse avançando”, explica o curador.

Veículos no Brasil

 

O Ford T (fabricado em 1918 e montado em 1919), um dos veículos utilizados na viagem, então com dez anos de uso, foi doado pelo jornal carioca O Globo. A caminhonete Ford, fabricada em 1925, foi doação do Jornal do Comércio de São Paulo. Quando chegaram aos Estados Unidos, chamaram atenção pela resistência a tantas intempéries. Afinal, foram 15 países e dez anos de desafios.

 

Empolgado com o feito dos brasileiros, Henry Ford, fundador da montadora que tem seu sobrenome, tentou pessoalmente comprar os veículos assim que constatou a sua originalidade. “Ele ofereceu um bom dinheiro para garantir a permanência dos carros nos Estados Unidos. Certamente, a ideia era utilizá-los como símbolo da qualidade e da tenacidade na marca”, conta Cava. A oferta foi recusada pelo trio. Eles consideraram que os veículos pertenciam aos brasileiros e deveriam retornar ao Brasil. Ao voltar ao País, os aventureiros foram recebidos pelo então presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Desbravando a América num Ford T 1918 O veículo foi todo restaurado e precisou ser desmontado para ser instalado no museu. Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Bariri

O Ford T foi doado ao Museu do Ipiranga após a viagem e, depois, foi entregue ao Museu do Gaetano Ferolla, que conta a história do transporte público da capital paulista. Desde 2009, Bariri tenta reaver o veículo e só em janeiro deste ano o Ford T chegou ao município. Para ser instalado dentro do museu, o carro precisou ser desmontado e montado em definitivo no salão principal. Patrimônio histórico de Bariri, o prédio que abriga o museu tem mais de 90 anos, fica na rua Tiradentes, 410, e as visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 10h às 19h.

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