Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinema e viagens, duas paixões que se entrelaçam

18 de Setembro de 2018 às 12:15

Cinema e viagens: paixões que se entrelaçam Olinda é um dos locais onde haverá o Festival Mimo de Cinema 2018, de 23 a 25 de novembro. Crédito da foto: Divulgação / Ministério do Turismo

Festivais de cinema de norte a sul do Brasil são uma aposta certeira para casar a paixão pelas telonas com o prazer de viajar. Em todo o País, os eventos se convertem em roteiros de viagem e contabilizam ganhos para a economia do turismo.

Depois do Festival de Cinema de Gramado, realizado em agosto e que dispensa apresentações, seguindo para Santa Catarina, as cidades de São Joaquim, Urubici e Lages promovem, de 21 a 29 próximos, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense, que exibe documentários e filmes de animação. Já a capital paranaense, Curitiba, realiza de 4 a 8 de outubro o Curta 8, Festival Internacional de Cinema Super 8. No Sudeste está a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que promove de 18 a 31 de outubro uma competição para produções de longa-metragem. O Festival do Rio começa dia 1º de novembro e se estende até o dia 11, com longas de todos os gêneros.

[irp posts="16353" name="Curitiba, no Paraná, é um destino cada vez mais cultural"]

 

Brasília e Pantanal

No Planalto Central, não é à toa que a capital da República é chamada de cidade cinematográfica. O “Curta Brasília Festival Internacional de Curta Metragem” está programado para dezembro. Para além da tela, os fãs da 7ª arte podem aproveitar a visita para conhecer monumentos, como a Catedral, Palácios do Itamaraty e da Justiça, e o urbanismo dos eixos e superquadras, com as assinaturas de monstros sagrados da arquitetura como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A região do Pantanal também é cenário (de cinema e) para curtir cinema. Em outubro, acontece em Cuiabá (MT) a 17ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (Maual).

[irp posts="16604" name="Desvalorização do peso deixa viagem para a Argentina até 20% mais barata"]

 

Norte e Nordeste

Em São Miguel do Gostoso, badalado point turístico do Rio Grande do Norte, a 5ª Mostra de Cinema acontecerá de 23 a 28 de novembro. Distante 110 km de Natal, “Gostoso” é cheio de charme, com praias lindas e boa comida, um destino de referência para descanso e aventura.

Cinema e viagens: paixões que se entrelaçam O 13º Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins será realizado em Palmas, de 25 a 29 deste mês. Crédito da foto: Divulgação / Ministério do Turismo

No Norte, volta à cena, depois de cinco anos, o 13º Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins. O evento promete movimentar a capital Palmas de 25 a 29 deste mês. Entre o rio Tocantins e a Serra do Lajeado, a cidade é banhada pelo lago artificial de Palmas com mais de 100 km de extensão, um dos principais atrativos locais com opção de passeios de barcos e outras atividades náuticas.

Há também casos em que um único festival passeia por diversas cidades. Como o Festival Mimo de Cinema 2018, que levará em sua 15ª edição produções inéditas que tratem de música para Paraty (28 a 30/09); Rio de Janeiro (15 a 17/11); São Paulo (19 e 20/11) e Olinda (23 a 25/11). (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos