Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brotas lança três roteiros turísticos de um dia

02 de Setembro de 2019 às 22:30

Brotas lança três roteiros de um dia Famoso pelo turismo de aventura e ecoturismo, Brotas investe em outra vocação natural, a cultura da roça. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Brotas

Brotas -- a 200 quilômetros de Sorocaba -- oferece três novas atrações turísticas. São os roteiros temáticos de um dia denominados “Do Moinho ao Mel”, “Caminho da Serra” e “Rota das Raízes”. Com isso, a cidade conhecida como capital do turismo de aventura e polo ecoturístico, pretende criar um fluxo constante de visitantes durante o ano inteiro.

[irp posts="20730" ]

 

Cada roteiro visita três propriedades. Para participar, o turista adquire um tíquete para um dia inteiro de vivência rural. O pacote dá direito a transporte com monitor, seguro, taxas de visitação, três refeições -- café da manhã, almoço e café da tarde -- com itens da típica culinária da roça.

Durante o percurso, o turista tem a oportunidade de acompanhar a produção de fubá, café, mel e doces, entre outros e, até, de colocar a mão na massa. Algumas propriedades ainda desenvolvem programas especiais para os visitantes, como colhe e pague e pescaria. Outra opção é adquirir produtos artesanais diretamente dos produtores.

Os passeios podem ser feitos de quarta-feira a domingo. Como o transfer é feito em van, as saídas são viáveis com grupo de dez pessoas por veículo. Turistas individuais, casais ou famílias pequenas são incluídos em grupos formados pela operadora de turismo responsável pelos roteiros.

O secretário municipal de Turismo de Brotas, Fábio Pontes, explica que a estruturação do turismo rural tratado como um produto é um conceito inédito no Brasil. “O turista que costuma dedicar um dia para atividades de aventura e outro dia para ecoturismo, agora tem toda a facilidade para ficar mais tempo em Brotas e num terceiro dia fazer turismo rural”, frisa.

Pontes lembra que Brotas, por sua história e cultura, tem o turismo rural já na sua vocação. “É algo natural, tanto que há anos temos fazendas e sítios que desenvolvem essa modalidade de turismo. Brotas é destino de aventura e ecoturismo, mas também de turismo rural”, diz ele.

“Temos, inclusive, o Museu do Caipira, que reúne objetos que lembram os costumes da roça. O turismo rural é um resgate das origens do município de Brotas que vai ampliar o portfólio do destino turístico que está consolidado e cresce ano a ano”, completa o secretário.

Serviço

Saiba mais sobre os roteiros rurais de Brotas na fan page Entre Serras e Vales Turismo Rural e no site www.brotas.sp.gov.br. (Da Redação)