Buscar no Cruzeiro

Buscar

Beirute é o destino mais ecumênico do Oriente

17 de Setembro de 2019 às 06:46

Beirute é o destino mais ecumênico do Oriente Na capital libanesa, religiões vivem em harmonia. Crédito da foto: Wikipedia

Os roteiros religiosos estão entre os segmentos que mais crescem na indústria turística. Mesmo em fases críticas, os turistas brasileiros sempre procuram experiências ligadas à fé ou esperança. A escolha por roteiros religiosos contempla a união da fé, do lazer e a curiosidade por outras culturas, dando o real sentido a expressão “unindo o útil ao agradável”. Por isso, destinos como Israel, Índia, Vaticano e o Líbano estão na lista da próxima viagem de muitas pessoas.

O último país desta lista, aliás, está entre os mais procurados dos últimos tempos em muitas operadoras. Por isso, vale lembrar que as pessoas que vivem no Líbano mantêm uma convivência respeitosa. Este é um dos países com a maior diversidade no quesito religião no Oriente Médio e a maior porcentagem de cristãos no mundo árabe. Presume-se pela CIA World Factbook que, em 2014, a população libanesa era integrada por apenas 54% de muçulmanos e o restante de cristãos, além de um número muito pequeno de judeus, bahá’ís, budistas e hindus.

[irp posts="65755" ]

 

Castelos históricos, praias, resorts do Mediterrâneo, ruínas, colunas, altas montanhas, admiráveis paisagens, igrejas e mesquitas monumentais marcam as belezas do Líbano. Só no centro de Beirute existem 10 igrejas e 6 mesquitas, todas próximas, uma da outra. Ou seja, rende um roteiro riquíssimo e diverso.

E Harissa, um dos templos mais adorados do destino, é uma das paradas obrigatórias com a famosa estátua da Virgem Maria, também conhecida como Nossa Senhora do Líbano. Ela é de bronze, tem 15 toneladas e foi pintada de branco. Dentro da base há uma pequena capela onde os fiéis podem orar e, por isso, é um importante lugar de peregrinação do Oriente Médio que acolhe diariamente visitantes de todas as religiões. (Da Redação)