São Sebastião preserva a natureza em 53 praias

Cidade tem amplo leque de opções de lazer. Agora, por exemplo, está aberta a temporada de observação de baleias

Por Adriano Catozzi

A interação entre montanhas e praias proporciona paisagens de tirar o fôlego

Um dos destinos turísticos mais completos do Estado de São Paulo, o município de São Sebastião oferece roteiros ainda pouco explorados pelos turistas.

Com belas paisagens e praias encantadoras, o turista tem muitas opções para aproveitar a natureza do lugar. Muito mais que Camburi e Maresias, pontos bastante conhecidos, São Sebastião soma 53 praias.

De Boraceia a Canto do Mar, há muito a ser desbravado. Cada praia tem seu encanto, sua beleza particular. Além de seus atrativos para diferentes propostas de experiências turísticas.

Juquehy e Praia Preta, por exemplo, uma bem pertinho da outra, se definem pelo lazer em família ou amigos que pretendem passar o dia entre o guarda-sol e o banho de mar.

Maresias e Camburi dão onda para o surfe, enquanto a praia das Cigarras é uma pequena extensão de areia de plena tranquilidade, ideal para o refúgio. No bairro do São Francisco tem o píer onde pescadores se reúnem e também é um lugar ideal para contemplar o mar.

Aventura e natureza

Mas nem só de praia vive o turista de São Sebastião. Há muita vida além da orla. As atividades de aventura, como trilhas de diferentes níveis de dificuldade, rapel, voo livre, surfe e o slackline são algumas opções para o aventureiro. 

O turismo náutico também é um dos atrativos. O visitante pode praticar mergulho com cilindro ou snorkel, passeios de lancha e escuna até as ilhas próximas. 

Contemplar e se conectar com a natureza é mais uma experiência que vem atraindo os turistas. A observação de pássaros na área do Parque Estadual Serra do Mar, por exemplo, é uma atividade bastante procurada. 

Além disso, de maio a junho, começa a temporada de observação de baleias no litoral de São Sebastião. É um espetáculo que pode ser assistido de terra firme, ou ainda, de camarote, em pleno mar, nas embarcações que fazem passeios guiados. 

Mas, se a proposta realmente é relaxar, tem ainda a São Sebastião “Zen”. Institutos e até mesmo hotéis oferecem spa, massagem, terapias holísticas, além de aulas de yoga e até sessões de sound healing (terapia que usa o som como elemento para relaxar o corpo e a mente). 

À noite, o visitante tem ainda muitas opções de restaurantes temáticos, bares e baladas para se divertir. Mais informações sobre o destino pode ser encontrado no site http://www.turismosaosebastiao.com.br.
(Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)