Guias mostram roteiros turísticos do Estado

Portal da Secretaria de Turismo mapeou todos os atrativos em 13 regiões paulistas

Por Adriano Catozzi

O portal enumera os atrativos culturais, naturais e gastronômicos, além da infraestrutura, de cada região do Estado

 

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou em seu portal o Guia de Rotas Turísticas, com 13 roteiros disponíveis no estado para viajantes brasileiros e estrangeiros.

Escrito em português, inglês e espanhol, o guia traz descrição e mapa de cada roteiro, indicando o que há de melhor de cada região para ajudar o turista a descobrir um pouco mais sobre a cultura, a gastronomia e a natureza de São Paulo.

O turista pode conhecer, por exemplo, as atrações do Vale do Ribeira, com suas restingas e manguezais, cavernas e culinária regional. 

“São Paulo tem opções de turismo para agradar todos os públicos. É um lugar com muita cultura, gastronomia e paisagens incríveis; além de atrativos de qualidades, ótimas estradas e conectividade aérea. Muito além dos negócios, nosso Estado tem no lazer um potencial muito grande”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que o turismo cresceu em todo o País. Foram cerca de 8,4 milhões de passageiros em 2022 que viajaram por meio de operadoras de viagem, sendo o maior número até hoje. 

As empresas também tiveram no ano passado um aumento no faturamento, alcançando R$ 11,55 bilhões em vendas, 62,7% a mais que em 2021.

As regiões turísticas que compõem o guia são o Vale do Ribeira; Mantiqueira Paulista; Litoral Norte; Capital e Entorno; Região de Campinas; Nascentes do Tietê e Vale do Paraíba; Região Central; Ribeirão Preto; Pontal do Paranapanema; Cânions Paulistas, Veredas da Mata Atlântica e Angra Paulista; Circuito das Frutas e Roteiro dos Bandeirantes; Pantanal Paulista, Tietê Vivo, Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios; Lagos do Rio Grande, Águas Sertanejas e Distritos Turísticos de Olímpia.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.turismo.sp.gov.br (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)