Destino selvagem, mas sem perrengue

Parque do Tocantins inspira os aventureiros da natureza

Por Cruzeiro do Sul

O fervedouro Soninho é um passeio imperdível para quem visita o Parque Estadual do Jalapão

O Jalapão tem atraído cada vez mais os amantes da natureza, que buscam destinos rústicos e selvagens para uma experiência de aventura real. Seu nome vem da erva jalapa-do-brasil, abundante na região.

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é cercado de cachoeiras, rios, montanhas, dunas e fervedouros -- aquelas nascentes de águas cristalinas onde é impossível afundar.

Localizado a aproximadamente 250 quilômetros da cidade de Palmas, o Jalapão se tornou um dos destinos de ecoturismo mais desejados no Brasil. A beleza intocável do lugar inspirou a novela "O Outro Lado do Paraíso". A vegetação é semiárida, com uma diversidade de animais, plantas, serras, chapadas e formações rochosas.

As riquezas naturais da região justificaram a criação do Parque Estadual do Jalapão, unidade de conservação de proteção da região, conforme a lei nº 1.203, de 12 de janeiro de 2001.

A região está inserida em outras unidades de preservação, como o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; Área de Preservação Ambiental Serra da Tabatinga; Área de Proteção Ambiental Jalapão.

O clima do Jalapão é quente durante o ano inteiro, até mesmo no inverno. Durante o dia, a temperatura varia de 30°C a 35ºC, já as noites de maio a agosto são mais frias, variando de 13°C a 20ºC, dependendo da época do ano. A época de chuvas é de dezembro a março e o tempo seco impera de abril a novembro.

Aventura e conforto

Destinos selvagens não precisam ser sinônimo de perrengues. O turista aventureiro pode ter "mordomias" com o chamado "glamping", ou seja, acampamento com glamour, que caiu nas graças dos turistas que não dispensam comodidades em viagens.

De novembro e dezembro, uma operadora de roteiros especiais oferece essa modalidade de ecoturismo. É a Korubo Expedições, que atua no Jalapão. As viagens estão agendadas para os períodos de 8 a 13 de novembro, de 11 a 17/11, de 6 a 12/12 e de 9 a 15/12. O pacote com duração de cinco noites, por exemplo, sai por R$ 2.296 por pessoa.

A vantagem para os viajantes que optam pela expedição com operadora especializada é que dá para explorar o destino com imersão por 24 horas por dia. O aventureiro tem acesso exclusivo a dois fervedouros (nascentes de rios subterrâneos que geralmente não têm espaço para a vazão da água e formam um tipo de piscina natural) e a praias privativas.

Além disso, pode-se fazer canoagem no rio Novo, em cujas margens ficam as tendas onde a operadora aloja seus hóspedes. As 17 tendas, ao estilo das usadas em safáris africanos, são o grande diferencial: acomodam de duas a quatro pessoas e contam com banheiro privativo (com pia e vaso sanitário) e camas confortáveis.

Já os banhos acontecem em espaços comuns com boxes individuais e duchas de aquecimento solar, devido à preocupação com a sustentabilidade. O acampamento não conta com energia elétrica. Mas há lanternas de LED e geradores para o carregamento de equipamentos eletrônicos.

Mais informações sobre o destino e as expedições podem ser obtidas no site www.to.gov.br e www.korubo.com.br (Da Redação, com informações de @sigaomapa.dicas)