Educação e entretenimento
Zoo de SP apresenta primeiro habitat interpretativo para espécies
Conceito moderno é inédito no Brasil e marca modernização e ressignificação do parque. Visitantes terão jornada sobre os Axolotes, espécie mexicana, famosa no game Minecraft, que está em risco de extinção
O Zoo de São Paulo iniciou seu processo de modernização e o primeiro ambiente imersivo, concebido sob o moderno conceito de “Habitat Interpretativo”. Trata-se do espaço “Xochimilco”, que será apresentado ao público a partir deste sábado, 1º de outubro. A novidade irá proporcionar uma experiência educativa e, ao mesmo tempo, divertida, sobre os Axolotes, espécie de salamandra nativa do México ameaçada de extinção pela captura ilegal para comercialização e pela urbanização desordenada na região de seu habitat natural, o Lago Xochimilco, próximo à Cidade do México.
“Essa importante inauguração marca não só o início da modernização do Zoo de SP, mas também o início de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México (Sedema) para promover intercâmbio de expertise nos cuidados com a espécie, levantar fundos para apoiar ações de pesquisa e conservação no habitat natural da espécie, além de divulgar a cultura do México em relação a esses animais”, revela Eduardo Rigotto, sócio gestor da Reserva Paulista, concessionária responsável pela gestão e modernização do Zoo, Zoo Safári e Jardim Botânico de São Paulo. Ele ressalta, ainda, os esforços da Sedema e das Universidades mexicanas para a conservação das 17 espécies de Axolotes, todas sob risco de extinção
A Secretaria do Meio Ambiente do México é a responsável pela gestão do “Zoo de Chapultepec”, na Cidade do México, o qual possui um Centro de Conservação de Anfíbios e o Museu do Axolote. A parceria permitirá, aos visitantes do Zoo de SP, acesso aos conteúdos e informações técnicas dos pesquisadores mexicanos nos painéis temáticos e demais elementos interpretativos da experiência imersiva.
Conhecidos também como “monstros da água”, os Axolotes são anfíbios um tanto quanto peculiares, a começar pelo fato de serem encontrados apenas em lagos na Cidade do México, possuírem três pares de brânquias externas e terem uma alta capacidade regenerativa. Infelizmente, poucos exemplares ainda são encontrados na natureza. A captura para o comércio ilegal, juntamente com a perda de habitats e poluição são fatores que contribuíram para que a espécie fosse classificada como criticamente ameaçada, segundo IUCN.
“Para dar visibilidade ao projeto e amplificar as mensagens de conservação, fechamos parceria também com o youtuber Marco Tulio, o “Authentic” do canal “Authentic Games”, famoso pelo game “Minecraft”, para que ele seja nosso “Embaixador”, revela Rigotto. No jogo, os axolotes são aliados dos jogadores nas batalhas aquáticas. Nesta quinta-feira (29), haverá um evento exclusivo para apresentar o espaço “Xochimilco” à Imprensa e convidados, com a participação do embaixador.
“Este é o primeiro espaço sob o conceito chamado de “Edutainment” (education + entertainment”), inédito em Zoológicos brasileiros e já aplicado em Zoos modernos dos Estados Unidos e alguns lugares na Europa.? Iniciamos a jornada de modernização do Zoo, do Zoo Safári e do Jardim Botânico de São Paulo, e estamos felizes em unir, pela primeira vez, em um único projeto, infraestrutura moderna, educação, entretenimento e conservação”, finaliza Rigotto.
A experiência
A experiência começa na parte externa do espaço, onde os visitantes poderão começar a imersão com aparatos educativos interativos (hands-on) contendo informações sobre a biologia da espécie. Com mais de 230 m², o espaço “Xochimilco” terá três ambientes, cada um abordará diferentes temáticas. A cenografia do ambiente apresentará a temática México, com elementos interativos e educativos que abordarão os assuntos: local nativo, aspectos biológicos e conservação; os elementos de comunicação e educação contarão com estruturas visuais, táteis e auditivas, em formas de painéis, textos e vídeos.
No Ambiente 1, a temática abordada é "Uma viagem ao México: os axolotes e a cultura mexicana", com painéis temáticos e elementos cenográficos que transportarão os visitantes até a Cidade do México, especialmente ao Lago Xochimilco, local onde os Axolotes ocorrem naturalmente. O segundo ambiente é intitulado "Axolotes: quem são e quais existem no mundo?; Ameaças e conservação: o que está acontecendo com as espécies?" e mostra o que vem sendo feito no México para ajudar a salvar essa espécie. Finalmente, no Ambiente 3, o tema é "Minha atitude ajuda os axolotes: o que EU posso fazer para ajudar a salvar as espécies?".
O Zoo SP possui um programa de visitas escolares intitulado Programa Reconecta, destinado a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Nesse sentido, a nova experiência imersiva será contemplada em dois roteiros educativos existentes. sendo eles: Roteiro “Qual é o bicho?” para Ensino Infantil. Roteiro “Vida de Bicho” para o Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Educadores irão realizar a mediação educativa com as escolas, potencializando os conteúdos e elementos interativos do espaço. (Da Redação)
Serviço?
O Zoo de SP abre todos os dias, das 9h às 17 horas. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente no site www.zoologico.com.br
Valor da entrada no Zoológico (online ou bilheteria): R$ 69,90 reais (inteira) e R$ 34,95 (meia-entrada); crianças até 4 anos têm gratuidade e de 5 a 12 anos pagam meia-entrada
Endereço: Av. Miguel Stefano, 4241, Água Funda?
Mais informações no site: www.zoologico.com.br ???