Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espetáculo da natureza

Luz, cor e movimento

Brasileiro especialista em aurora boreal dá as dicas para quem quer ver o espetáculo in loco

24 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lapônia,
Lapônia, "a terra do Papai Noel", na Finlândia, possibilita deslocamentos extensos e diretos. (Crédito: MARCO BROTTO)

A aurora boreal é um espetáculo da natureza e ter a chance de visualizá-la é um sonho possível, mas, para isso é preciso pesquisar e escolher destinos com maior incidência do fenômeno. Ela ocorre pelo impacto de partículas de vento solar na alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético do planeta.

O fenômeno pode ser visto nos países do Círculo Polar Ártico, principalmente na Islândia, Groelândia, Noruega, Suécia, Rússia, Canadá e no Alasca, nos Estados Unidos.

O brasileiro Marco Brotto, conhecido internacionalmente como “O Caçador de Aurora Boreal”, há mais de 10 anos faz expedições em busca das luzes do norte e detém uma marca impressionante: 100% de visualizações em todas as viagens.

Marco Brotto é considerado "o caçador de aurora boreal". - MARCO BROTTO
Marco Brotto é considerado "o caçador de aurora boreal". (crédito: MARCO BROTTO)

O segredo do sucesso de Brotto é a ampla experiência que possibilitou o mapeamento dos melhores lugares. “A localização na Terra não interfere na força da aurora, em como estará a aurora ou nas cores. Para ver, temos de estar dentro da zona auroral, próxima do Círculo Polar. Além disso, existem muitos microclimas que deixam o céu limpo e sem nuvens. Lembrando que nuvens são as inimigas número 1 de quem quer ver a aurora boreal”, afirma.

Brotto fez um mapeamento completo dos lugares para ver a aurora boreal com os detalhes de cada região, como a capilaridade das estradas e a rede hoteleira. “Tenho uma lista repleta de locais com maior incidência e sempre recomendo estes lugares. São locais onde a visualização tende ser certeira e que valem a pena investir”, destaca.

Confira os destinos selecionados pelo aventureiro para visualizar o show das auroras boreais:

Estados Unidos - A cidade de Fairbanks, no Alasca, é um dos melhores lugares para visualizar a aurora boreal, mesmo estando abaixo do Círculo Polar. “O céu é muito limpo e a locomoção é excelente. O grande desafio para quem escolhe Fairbanks são as temperaturas congelantes”, conta Brotto.

Islândia - Toda a Islândia está abaixo do que Brotto chama de “trilho da aurora boreal”. Segundo ele, Reykjavik é um desafio pela falta de estradas e a instabilidade do clima, porém a visualização é indescritível.

Noruega - A cidade de Tromsø é conhecida como a capital europeia da aurora boreal. A rede hoteleira é muito boa e a capilaridade das estradas é excelente. “O desafio maior são as longas temporadas de clima fechado”.

Canadá - Churchill é a capital do Urso Polar e é também um lugar incrível para ver a aurora boreal. “É uma viagem árdua, com poucas estradas, estrutura pequena e temperaturas muito baixas. Cheguei a presenciar -46ºC, mas vale a pena”.

Finlândia - A Lapônia é a terra do Papai Noel e também um lugar especial para ver as luzes do Norte. Na cidade de Rovaniemi, a possibilidade de deslocamentos extensos e diretos é um fator positivo. O lado negativo são os longos períodos de céu fechado, em razão das nuvens que vêm do Báltico ou da Sibéria, e as temperaturas próximas dos -30ºC. “Recomendo muito, é uma experiência completa tanto por ser a terra do Papai Noel, quanto pela aurora boreal”, diz Marco Brotto. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)

Galeria

Confira a galeria de fotos