Bonito para a melhor idade

As 11 cachoeiras do rio do Peixe formam uma das diversas paisagens paradisíacas de Bonito

Por Cruzeiro do Sul

As 11 cachoeiras do rio do Peixe formam uma das diversas paisagens paradisíacas de Bonito.

A vocação para o ecoturismo de Bonito (MS) atende a viajantes de todas as idades e, por isso, já rendeu ao município o título de melhor destino do Brasil por várias vezes. E o público mais “experiente” encontra muitas opções de lazer com segurança.

Quem prioriza aqueles roteiros que envolvem contato direto com a natureza, ou mesmo momentos de contemplação relaxante, tem em Bonito uma infraestrutura adequada para curtir atividades como a flutuação nos rios da região, passeios e trilhas até cachoeiras e grutas, sempre com boa acessibilidade.

Os roteiros podem ser contratados de empresas especializadas, de preferência, pois fornecem toda logística para levar o turista às principais atrações do destino. A Acqua Studio de Viagens, por exemplo, oferece opções de passeios por Bonito e pelo Pantanal Sul.

As pessoas 60+ têm pelo menos sete roteiros a seguir, todos com guias treinados. O passeio pode começar pelo Parque das Cachoeiras, localizado a 17 km de Bonito. Lá, o visitante caminha por trilhas cercadas de muito verde e pode aproveitar as paradas para um banho refrescante de cachoeira ou nas piscinas naturais do rio Mimoso.

Um dos destaques da trilha é a Cachoeira da Carretilha, que tem uma tirolesa improvisada para levar o visitante até o rio.

As grutas de São Miguel, situadas bem perto da Gruta do Lago Azul, de rara beleza, se diferenciam pelos espeleotemas com formas curiosas e impressionantes. Também é possível observar estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e pérolas, além, é claro, como toda gruta, morcegos e corujas.

O acesso às grutas é feito por meio de uma trilha pênsil, com quase 200 metros de extensão, que cruza um pequeno vale por entre as copas das árvores.

Se o turista da melhor idade não dispensa um pouco de adrenalina, pode encarar um passeio de bote no Eco Park Porto da Ilha, que fica a 12 quilômetros de Bonito.

A aventura acontece no rio Formoso, formado por trechos de corredeiras e cachoeiras. Tudo é feito com equipamentos apropriados e seguros. Se faltar coragem, só a contemplação da natureza ao redor e dos animais silvestres da mata já vale a pena.

As cachoeiras do rio do Peixe estão entre as paisagens mais paradisíacas da região entre Bonito e Bodoquena. São 11 belas quedas-d’água situadas em área bastante preservada da Fazenda Água Viva. É possível observar animais durante as trilhas e cenários únicos que compõem o diversificado ecossistema local.

Outro passeio imperdível fica dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita. É um aquário natural que oferece uma das flutuações mais interessantes de Bonito. A transparência cristalina e a quantidade de peixes nas águas do rio Baía Bonita encantam os turistas.

O percurso de flutuação tem cerca de 800 metros de extensão e termina no encontro das águas dos rios Formoso e Formosinho. É uma experiência de viagem inesquecível.

Se o dia foi puxado, dá para relaxar à tarde no Balneário do Sol, localizado às margens do rio Formoso. O espaço de lazer conta com estrutura para banho em piscinas ou mesmo para nadar no próprio rio, em meio a cardumes de peixes.

O balneário é rodeado de verde e de águas bem transparentes, ambiente ideal para aproveitar a paz e sossego do lugar.

Um dos atrativos mais visitados, o Abismo Anhumas, com suas águas transparentes e cavernas monumentais, é um dos cartões-postais de Bonito. Os paredões que cercam o abismo guardam um lago subterrâneo de águas límpidas.

É um verdadeiro tesouro geológico que pode ser aproveitado até por pessoas com mobilidade reduzida. Ali, um rapel elétrico desce e sobe o visitante nos 72 metros de paredão. Até cadeirantes podem apreciar a beleza do lugar com total segurança.

Mais informações sobre roteiros na região de Bonito podem ser obtidas no site www.acquaviagens.com.br. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)