Bairro de Pinheiros tem um pouquinho de tudo que São Paulo oferece

Não faltam opções de lazer, cultura e entretenimento

Por Cruzeiro do Sul

Igreja Nossa Senhora do Brasil tem estilo neobarroco, que remete à de São Francisco, em Ouro Preto (MG)

A cidade de São Paulo sempre tem atrativos diferenciados para o turista, seja na área cultural, com muitas opções de museus, galerias, teatros, arte de rua, além de shows musicais, parques para o lazer e gastronomia do mundo inteiro. E o tradicional bairro de Pinheiros reúne um pouco de tudo para quem quer explorar a capital no feriado de aniversário (25) ou mesmo nas férias de janeiro.

Uma dica de passeio é começar dando uma passada na Praça Benedito Calixto, onde aos sábados acontece uma feira de antiguidades, obras de artes, artesanatos e decoração. Além de ser um lugar bom para levar a criançada e os pets, a praça tem diversos restaurantes e bares para curtir com os amigos e familiares. A feira é realizada das 9h às 17h.

Também vale uma parada no Quitanda, mercado de produtos frescos localizado na rua Mateus Grou, 159. É um comércio com grande diversidade de verduras, legumes e frutas e uma ala exclusiva de produtos orgânicos. O cliente também encontra itens como chocolates, biscoitos, pães fresquinhos, sucos, adega de vinhos nacionais e importados e refeições prontas ou congeladas. Dá para se abastecer e seguir caminhando.

Aproveite também para visitar o Instituto Tomie Ohtake, um espaço de mostras de artes plásticas nacionais e internacionais. Artistas famosos do mundo já realizaram exposições no local, como a Yoko Ono, em 2017. O prédio localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (com entrada pela rua Coropés, 8), é uma ótima opção para quem gosta de exposições e artes plásticas. O Instituto foi projetado pelo filho da artista plástica, Ruy Ohtake. Além das exposições, o lugar promove debates, pesquisa, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações. É um espaço que vale a pena conhecer.

Outra opção é o Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195). Sempre há muita programação boa de lazer na unidade. Toda família pode se divertir em um único local. O Sesc conta com programações de artes cênicas, música, cinema e literatura. Há também atividades voltadas para o bem-estar corporal e desenvolvimento físico e esportivo.

O Largo da Batata fica na mesma região, muito famosa pelos seus restaurantes e bares. É um outro lugar que oferece muito entretenimento para um público cada vez mais diversificado.

O turista também pode conhecer a Paróquia Nossa Senhora do Brasil (Praça N.S. do Brasil, s/nº). É para quem gosta de apreciar o patrimônio histórico, arquitetura antiga ou religiosa. Na igreja é possível admirar pinturas, azulejarias e vitrais. O lugar segue o estilo neobarroco, que remete à Igreja de São Francisco, na cidade mineira de Ouro Preto.

Aproveite o passeio e vá até o Parque Villa-Lobos. É perfeito para levar a criançada, relaxar e fazer atividades físicas. É uma das melhores opções de lazer ao ar livre. O parque ocupa uma área de 732 mil m2, o equivalente a mais de 67 campos de futebol. É gigante e dá para curtir bastante em dias ensolarados.

Na gastronomia, o Consulado da Bahia (rua dos Pinheiros, 534) é a dica para saborear bons pratos da culinária baiana em uma parada para almoço ou refeição rápida. O ambiente é colorido e oferece especialidades como acarajé, moqueca e outras delícias. Na mesma rua, a mais badalada do bairro, há muitas outras opções de bares e restaurantes.

O Museu da Casa Brasileira (avenida Faria Lima, 2.705) também fica na bairro. É mais uma atração cultural para colocar na sua lista de visitação. O museu é dedicado às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design e referência nacional e internacional nessas áreas. A programação contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates e palestras.

Se não der para ver tudo, volte outro dia e garanta mais um passeio interessante pela alma paulistana. (Da Redação)