Sem folia
Carnaval nas montanhas da Mantiqueira
Santo Antônio do Pinhal, na região de Campos do Jordão, é opção para relaxar nos dias de folia
Muita gente pensa em praia para aproveitar o Carnaval, mas uma cidade de montanha pode ser uma boa pedida para relaxar e curtir o período com mais sossego junto à natureza. E a pequena cidade de Santo Antônio do Pinhal, encravada na Serra da Mantiqueira, pode ser um destino ideal para quem busca descansar em clima ameno no verão e repor as energias.
O centrinho da cidade tem uma arquitetura com traços da cultura europeia e oriental, comunidades que estão presentes na região. Os turistas podem aproveitar o dia para visitar a igreja da Matriz, mirantes e a fonte de Santo Antônio, que tem uma bica de água fresca que desce das montanhas. O centro reúne diversas lojinhas que vendem lembrancinhas, artesanato local, roupas, móveis com design requintados e obras de arte.
A natureza preservada de Santo Antônio do Pinhal é um convite para os visitantes se aventurem em trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecendo bosques, rios e cachoeiras. A mais conhecida é a Cachoeira do Lajeado.
Outro atrativo é o Pico Agudo, um cartão-postal da cidade. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o lugar deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°. É possível admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba.
No Pico Agudo é possível ver os praticantes de asa delta e parapente realizando voos. E se o turista quiser experimentar a sensação de voar, pode entrar em contato com agências locais e agendar a aventura com instrutores preparados para garantir a adrenalina com segurança.
Outro passeio interessante é conhecer a antiga Estação de Trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade. O prédio e a estrutura da rotunda ferroviária estão preservados. Aproveite para tomar um café e provar o famoso bolinho de bacalhau da estação. A poucos metros dali, dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.
A cidade de Santo Antônio do Pinhal também é uma opção bem mais em conta que a badalada vizinha Campos do Jordão, a apenas 15 minutos de carro. Muitos turistas se hospedam em Santo Antônio do Pinhal para aproveitar as belezas e a tranquilidade da cidade, mas acabam dando uma escapadinha para passear em Campos.
Onde ficar
Se o visitante procura um lugar tranquilo para ficar, a cidade oferece ampla gama de charmosas e românticas pousadas. Uma delas é a Quatro Estações de Pinhal, opção bastante interessante pela localização e infraestrutura que oferece.
Considerada uma das melhores e mais aconchegantes da região, ela é focada e casais e oferece tarifas atrativas para o período de Carnaval. Os pacotes de cinco diárias, de 25/2 a 2/3, têm tarifas variando a partir de R$ 3.183 para o casal, com café da manhã incluso.
A pousada também é pet friendly e cobra uma taxa única de R$ 75, independentemente do período de hospedagem. São aceitos cães de pequeno porte.
Vale a pena saborear as delícias da região em um lugar especial como o Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal. O bistrô privilegia ingredientes orgânicos produzidos na cidade. Ele fica aberto diariamente, das 12h às 15h para almoço e das 19h às 22h para jantar. O atendimento é realizado somente com reservas antecipadas.
A pousada disponibiliza dez chalés com estacionamento, Wi-Fi, lareira, frigobar, telefone, DVD, TV a cabo, cama queen size e banheiros equipados com secador de cabelo. Para o lazer, os hóspedes tem uma jacuzzi aquecida e uma piscina, salão de jogos e uma confortável sala de estar. O clima da pousada é bem intimista e é ideal para uma viagem romântica.
Para mais informações, acesse www.pousada4estacoesdepinhal.com.br. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos