Buscar no Cruzeiro

Buscar

Radical

Verão na Serra Gaúcha agora tem opções para aventureiros

As opções dos roteiros de verão na Serra Gaúcha incluem atrativos ao ar livre e de aventura

18 de Janeiro de 2022 às 03:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
O passeio de balão permite vista panorâmica dos cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral
O passeio de balão permite vista panorâmica dos cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral (Crédito: Divulgação)

Os turistas que estão planejando visitar a Serra Gaúcha agora contam com roteiros especiais, criados especificamente para o período mais quente do ano na região. As novas opções foram criadas seguindo tendência mundial e o posicionamento anunciado pelo Governo Federal de que o ecoturismo é a aposta do Brasil para promover o desenvolvimento alinhado à preservação ambiental.

Segundo o Ministério do Turismo, antes da pandemia do coronavírus a procura por ecoturismo correspondia a 10% das buscas na internet. Agora, esse percentual subiu para 54%.

Alinhadas a esta tendência, as opções dos roteiros de verão na Serra Gaúcha incluem atrativos ao ar livre e de aventura, em várias cidades da região, com atrações como rafting nas corredeiras do Rio Paranhana, por exemplo.

Já o tour Uva e Vinho Especial Natureza tem uma ida até a Cascata do Salto Ventoso, em Farroupilha, passeio pela Vinícola Aurora e pela fábrica da Tramontina.

A Rota Cervejeira, que tem kombis customizadas, visita três cervejarias onde o visitante conhece os processos de produção das cervejas artesanais e ainda prova até 15 tipos de cervejas.

No passeio especial Cânion o visitante conhece o Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul. O local é internacionalmente conhecido e tem paredes que medem 5,8 Km de extensão e 720 metros de profundidade.

O tour Vinho e Olivas com pisa das uvas tem um passeio pela Vinícola Jolimont, em Canela, com colheita e pisa das uvas, além do Parque Olivas de Gramado que tem uma plantação de mais de 12 mil oliveiras de 6 variedades.

O tour Canela leva aos atrativos de aventura como os parques Alpen Park e o Skyglass. Outra opção focada no turismo de aventura é a experiência de dirigir um 4x4 por trilhas em meio a floresta.

Uma novidade que vem conquistando muitos turistas é o Passeio de Balão. Neste tour, o balão decola na cidade de Praia Grande ao amanhecer, com uma vista panorâmica para os Cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral, além de permitir apreciar em 360º toda a região, incluindo a planície litorânea. Existe a possibilidade de passeio balão coletivo ou privativo.

“Pensamos em atrativos específicos para esta época mais quente já que identificamos que os visitantes procuram por passeios novos nesta época do ano. A proposta é diferente do turismo no Inverno quando o foco está mais nos parques temáticos e passeios gastronômicos”, explica Samuel Kist, gerente comercial da Turistur Turismo de Gramado, principal agência de receptivo da Serra Gaúcha, e receptivo oficial da CVC para a Região das Hortênsias com atuação há 27 anos.

Outro fator que determina os atrativos escolhidos para o verão é a mudança de perfil do turista após a pandemia. “Os visitantes agora procuram mais pelos passeios em locais abertos e muitos querem as opções de aventura ao ar livre”, fala Samuel.

As vendas dos pacotes já iniciaram e podem ser feitas nos canais da Turistur (https://turistur.soingressos.com/). (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos