Buscar no Cruzeiro

Buscar

PicPet

Falei, mas não disse

12 de Novembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Olá meu nome é Trovão
Olá meu nome é Trovão (Crédito: Arte JCS)

Semana passada a coluna aqui destacou o World Cat Show, disputado no fim de outubro, na Bélgica. Mostramos, com exclusividade, alguns dos gatos que fizeram sucesso nessa edição do festival. Só faltou contar que teve felino brazuca entre os premiados.

Quatro gatos brasileiros se destacaram como os seis melhores do mundo em suas categorias. O reconhecimento é importante uma vez que o número de competidores foi enorme. Já imaginou reunir, num local só, mais de 1.500 gatinhos?

Lotis Atlantis - DIVULGAÇÃO
Lotis Atlantis (crédito: DIVULGAÇÃO)

Sem mais delongas, vamos falar um pouco das nossas estrelas. Uma delas é bem conhecida. É a persa Yennefer of Saint Christin, que está sempre no topo das paradas beliscando um troféu. Ano passado ela já tinha feito bonito no mundial. Outro que se deu bem na Bélgica foi o também persa Lotis Atlantis, do mesmo criador da Yennefer.

Mas não foram só os persas criados no Brasil que se destacaram. Duas outras raças também arrebataram troféus. O gatinho Aruak Sia Firefox, da raça oriental, e a fêmea Anges D’argent Tatyana Don, da raça Don Sphynx, também ficaram na seleção dos seis melhores da raça no mundo.

De acordo com o presidente Federação Felina Brasileira, Rodrigo Araújo, o excelente desempenho do Brasil neste mundial é o resultado de um trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido com persistência ao longo dos últimos anos.

Anges D’argent Tatyana Don - DIVULGAÇÃO
Anges D’argent Tatyana Don (crédito: DIVULGAÇÃO)

‘Mostramos um trabalho de consistência, investimos muito na qualidade de nossos gatos e recebemos reconhecimento mundial ano após ano. Temos muito a agradecer a todos e à empresa PremieRpet, que ajudou a tornar tudo isso possível como patrocinadora‘, afirmou Rodrigo.

Depois de muita emoção na Bélgica, a turma toda já está de volta ao Brasil. E se você acha que o trabalho deles terminou, está muito enganado, agora já começa a preparação para o campeonato de outubro do ano que vem, na França.

Feira de Adoção de Filhotes em Cerquilho

Número de animais aumentou nos abrigos da prefeitura de Cerquilho - RITA URSO E JORGE NIITSUMA
Número de animais aumentou nos abrigos da prefeitura de Cerquilho (crédito: RITA URSO E JORGE NIITSUMA)

A Prefeitura de Cerquilho vai realizar, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, uma Feira Especial de Adoção de Filhotes. São cães e gatos muito fofinhos aguardando por um lar responsável!

Como todo mundo já sabe, o momento atual está bem complicado para muitos animais. Depois de uma onda de aquisições, começou a ocorrer um alto número de abandonos. Ninhadas inteiras são descartadas em estradas rurais e terrenos. São pequenas criaturas abandonadas à própria sorte.

Com isso, o número de animais disponíveis para adoção nas dependências da secretaria do Meio Ambiente também aumentou. E tem muito pet legal esperando a oportunidade de ganhar um novo lar.

A Feira vai acontecer das 9h às 16h, na Sede da Secretaria do Meio Ambiente, na Rua da Fazendinha, 219 - Centro (próximo a Prefeitura). Se você tiver alguma dúvida e quiser saber mais sobre os animais que estarão disponíveis durante o evento é só entrar em contato pelo telefone (15) 3384-3470.

Começa hoje exposição do Cavalo Árabe em Tatuí

Exposição quer arrecadar alimentos e brinquedos - DIVULGAÇÃO ABCCA
Exposição quer arrecadar alimentos e brinquedos (crédito: DIVULGAÇÃO ABCCA)

Para quem gosta de pets um pouco mais avantajados, essa dica é ideal. Começa hoje (13), em Tatuí, a Brazilian Breeder’s Cup, Internacional e a Copa Brasil da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). O evento vai ser no Centro Hípico de Tatuí (CDT).

Durante a exposição, os organizadores preparam uma novidade: uma ação com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos por meio de doações dos visitantes do evento - que será aberto ao público. Tudo que for recebido será doado ao Fundo de solidariedade de Tatuí . Dentro dos pilares da ABCCA, a parte assistencial é de extrema importância.

Dessa forma, os visitantes da Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí interessados em colaborar com a iniciativa, podem doar um 1 kg de alimento não perecível e brinquedos, novos ou usados em bom estado de conservação.

Caberá ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí a distribuição de tudo o que for arrecadado para famílias necessitadas cadastradas.

Mais informações sobre as exposições do Cavalo Árabe em Tatuí podem ser obtidas pelo site www.abcca.com.br

Zooparque Itatiba recebe o menor tamanduá do mundo

Yoyo é destaque no Zooparque - KARINA MOLINA
Yoyo é destaque no Zooparque (crédito: KARINA MOLINA)

O Zooparque Itatiba recebeu, no dia sete de novembro, um novo morador. Batizado de Yoyo, o macho adulto de tamanduaí (Cyclopes didactylus) é o único da espécie sob cuidados humanos no mundo, o que torna este animal extremamente especial. Pertencente ao grupo dos tamanduás, o tamanduaí é o menor da espécie existente. Um indivíduo adulto não pesa mais que 400 gramas.

A distribuição do tamanduaí, espécie estritamente arborícola, na natureza abrange as florestas tropicais em uma ampla área que inclui o sul do México, América Central (exceto El Salvador), e a América do Sul. Segundo estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, existe uma população de tamanduaí isolada em três regiões do Nordeste do Brasil, nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Piauí.

Pouco se sabe sobre o tamanduaí (Cyclopes didactylus). São animais difíceis de estudar, devido a seu hábito solitário, parcialmente noturno. Apesar de a espécie não estar globalmente ameaçada de extinção, são necessários mais estudos e pesquisas sobre a biologia e ecologia dos tamanduaís.

Origem de Yoyo

Atualmente, só existe um único exemplar da espécie mantido sob cuidados humanos no mundo. Yoyo chegou em junho de 2021 já adulto na base do Instituto Tamanduá, no Piauí, após ter sido resgatado pelo Ibama. O manejo inadequado deixou o animal extremamente magro e com um quadro severo de hipovitaminose e desidratação.

Ele recebeu cuidados especiais e uma dieta específica. Atualmente, encontra-se saudável e com o peso ideal, 285 gramas. Por ser o único da espécie em cativeiro no mundo, e por ter se habituado à presença humana, comportamento não ideal em uma situação de vida livre, ele vai passar a viver no Zooparque Itatiba. Se você quiser conhecer o Yoyo é só dar um pulinho até lá.

Férias

  - Divulgação
(crédito: Divulgação)

Alô, galera !!

O Trovão aqui vai sair de férias. Serão quinze dias visitando a família lá no Velho Continente. Em dezembro estou de volta com muitas novidades.
Abraço grande

Galeria

Confira a galeria de fotos