Motor

Novo Audi RS 4 Avant chega ao Brasil

Station wagon esportiva traz motor V6 turbo que rende até 450 cv de potência
Novo Audi RS 4 Avant chega ao Brasil
O desenho elegante e ao mesmo tempo agressivo coloca o modelo no topo da família A4 da Audi. Crédito da foto: Divulgação

A Audi do Brasil lançou no mercado nacional a quarta geração do RS4 Avant, um dos esportivos mais emblemáticos da marca. O modelo combina excelente condução com flexibilidade para uso diário. Apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, o RS 4 Avant vem equipado com motor V6 de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha da família A4.

Leia mais  Audi apresenta o e-tron, o primeiro SUV totalmente elétrico da marca

 

Os designers da montadora se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO ao projetar o RS 4 Avant. A frente apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.

Esportividade e potência

No novo RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 600 Nm 170 Nm a mais do que seu predecessor e atinge uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

Novo Audi RS 4 Avant chega ao Brasil
Crédito da foto: Divulgação

A potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro, característica única no segmento, por meio de um câmbio de oito velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva. O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3 segundos.

A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual. O consumo médio de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O novo RS 4 Avant pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.

Design interior

O interior na cor preta destaca o caráter esportivo do RS 4 Avant e os assentos têm costura em padrão de colmeia. O RS 4 Avant está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre eixos possui 2.826mm, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros. Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados.

Novo Audi RS 4 Avant chega ao Brasil
O interior é sofisticado, usa materiais de boa qualidade e traz muita tecnologia. Crédito da foto: Divulgação

Equipamentos de série

Para manter os olhos na via em todos os momentos, o motorista conta com o Head-up Display no RS 4 Avant. O dispositivo projeta todas as informações relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista, com símbolos facilmente compreensíveis e dígitos numéricos. Se estiver em modo manual, o visor também sugere a mudança de marcha com o paddle shift (câmbio borboleta).

O sistema de infotainment está acessível por meio do sistema MMI Touch presente no console central. O touchpad sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas por meio do controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas.

O ar condicionado do novo Audi RS 4 Avant regula a temperatura e distribuição do ar separadamente para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros.

Novo Audi RS 4 Avant chega ao Brasil
Crédito da foto: Divulgação

O sistema de infotainment possui uma unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN. A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto.

O sistema de som Bang & Olufsen oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers. O novo Audi RS 4 Avant estará disponível por R$ 546.990 a partir deste mês.

O RS 4 Avant traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi.

Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional e trazem vantagens na otimização do sistema de frenagem, que garantem mais segurança e esportividade. (Da Redação, com informações do fabricante)

Novo Audi RS 4 Avant chega ao Brasil
Crédito da foto: Divulgação

Especificações técnicas

Audi RS 4 Avant
Motor: 2.9 turbo FSI
Cilindros /cilindrada: 6 em linha/2.894 cm³
Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm
Torque máximo: 600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm
Tração: quattro
Transmissão: tiptronic, 8 velocidades
Peso: 1.715 kg
Comprimento: 4.781 mm
Largura: 1.866 mm
Altura: 1.404 mm
Distância entre-eixos: 2.826 mm
Tanque de combustível: 58 l
Porta-malas: 505 l
Aceleração 0-100 km/h: 4,1s
Velocidade máxima: 280 km/h

Comentários

CLASSICRUZEIRO