Motor

Linha 2019 do Fiat Toro traz novidades

Picape que inaugurou um segmento é líder de vendas. Entre os comerciais leves, só perde para a Fiat Strada
Linha 2019 do Fiat Toro traz novidades
Misto de picape com SUV, a Toro é vendida em sete versões com três motorizações diferentes. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Fiat Toro é daqueles veículos que merecem uma estátua de seu fabricante. Embora seja produzido na mesma planta da Jeep em Goiana, Pernambuco, tem sido a salvação da marca italiana que concentra toda sua produção – com exceção da picape — em Betim, Minas Gerais. O modelo, desde seu lançamento, foi premiadíssimo, graças a seu desenho ousado e ao tamanho intermediário entre as picapes derivadas de modelos hatch e as médias. A Fiat classifica o modelo como um SUP (Sport Utility Pick Up) atende diferentes gostos e necessidades de transporte, trabalho e lazer, por vezes simultaneamente. Desde o seu lançamento, o Fiat Toro caiu no gosto dos clientes: é o líder da sua categoria, com 50.723 unidades emplacadas em 2017, e só perdeu entre os comerciais leves para a Fiat Strada, que teve 54.870 registros e é o mais vendido no Brasil há 17 anos.

É um SUV com caçamba? A saudável “confusão” na sua própria definição, de SUV com caçamba ou picape com comportamento dinâmico de SUV, é a causa principal do seu sucesso. Dessa forma, o Toro atende tanto o público urbano, por seu design e espaço, quanto o rural, por sua versatilidade, capacidade de carga e motor diesel aliado à tração 4×4.

Linha 2019 do Fiat Toro traz novidades
A versão Freedom ganhou novos detalhes de acabamento, novas rodas e mais tecnologia. Crédito da foto: Adalberto Vieira

Totalmente desenvolvido no FCA Design Center Latam, em Betim, e fabricado no Brasil, o Fiat Toro vem se destacando também por seu design inovador. O modelo colecionou prêmios, internacionais e nacionais, entre eles o iF Design Award, reconhecido mundialmente há mais de 60 anos, além do Prêmio Objeto Brasil, um dos mais importantes do país, e o também internacional Red Dot Award, considerado o “Oscar” do design.

Novidades na linha 2019

As versões Freedom 1.8 AT6 e Freedom 2.0 AT9 Diesel ganharam novos itens de série, como faróis de neblina com moldura cromada, retrovisores elétricos com memória, ar-condicionado digital dual zone, câmera de ré, sistema Uconnect Touch Nav 5”, seis alto-falantes com comandos no volante em couro e reconhecimento de voz, segunda tomada 12V, segunda entrada USB, barras longitudinais de teto, luz elevada de freio e iluminação da caçamba, apoia-braço dianteiro e traseiro, além de maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.

Leia mais  Volkswagen quer abandonar motores a combustão em 2040

Na configuração flex a novidade são as rodas de liga leve de 16 polegadas de série, (aro 17 na diesel, também de liga leve). Ambas contam com bancos em couro, air bag de joelhos para o motorista e side bags, como opcionais.

Linha 2019 do Fiat Toro traz novidades
A versão Freedom ganhou novos detalhes de acabamento, novas rodas e mais tecnologia. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O suplemento Motor avaliou uma picape Freedom 1.8 AT6, a versão de entrada do modelo. Apesar de ser a primeira do catálogo da Toro, essa versão traz uma boa quantidade de equipamentos de série e é possível deixá-la praticamente completa com a aquisição de opcionais. O Toro é daqueles carros que apesar de já estar no mercado há algum tempo, ainda chama atenção pelo porte e desenho ousado. A abertura da tampa da caçamba, inédita no Brasil, facilita bastante colocar e retirar objetos. O espaço interno é bastante razoável, a posição do motorista é alta como a de um SUV e o modelo é equipado com o conhecido motor da Fiat EtorQ com 1,8 l de capacidade volumétrica. O propulsor tem suas qualidades. Ele rende 139/135 cv de potência com etanol/gasolina, mas se mostra insuficiente para tracionar com desenvoltura uma picape que pesa mais de 1.600 quilos. Em ambiente urbano quase não se nota esse desempenho comedido do motor, o que não acontece em ambiente rodoviário, principalmente quando se precisa fazer uma retomada ou ultrapassagem. Essa relação peso/potência também influi no consumo de combustível. O veículo avaliado fez 6,5 km/l na cidade e com algum esforço chegou a 8 km/l na estrada. O motor 2.4 l acoplado ao câmbio automático de nove velocidades também disponível na versão Freedom por R$ 10 mil a mais, é mais convincente, o mesmo acontecendo com o propulsor a diesel também mais potente e parrudo, mas que custa quase R$ 30 mil a mais na versão automática e tração nas quatro rodas.

Leia mais  Ford inicia a pré-venda do novo Edge ST 2019

Picape foi destaque no Salão do Automóvel

O Fiat Toro, que completa dois anos e nove meses desde o seu lançamento, foi presença marcante na 30ª edição do Salão do Automóvel. No estande da Fiat, os visitantes puderam conferir várias versões do modelo e também a versão Rescue, show-car criado exclusivamente para este encontro.

Linha 2019 do Fiat Toro traz novidades
O picape “Rescue” tem visual agressivo. Crédito da foto: Divulgação

O conceito “Rescue” possui suspensão elevada e pneus para uso em terrenos off-road, além de ser equipado com acessórios Mopar como central multimídia, estribo lateral, engate/reboque e suporte para transporte de escada. Possui ainda um exclusivo Santo Antônio e foi equipado com barras de iluminação em LED, sinalizadores de emergência e prancha para resgate em água, além de adesivos exclusivos que identificam sua função de resgate.

Também se destacou a Toro Ranch 2.0 TD 4×4, nove marchas, que alia força, design arrojado e itens de série exclusivos, como os bancos em couro marrom. O visual externo tem nova cor prata lunar nas rodas de liga-leve de 18 polegadas, na barra do teto e na parte inferior do para-choque dianteiro (skid plate). Já os retrovisores, estribos laterais, gancho de reboque removível e o Santo Antônio são cromados, o que garante maior sofisticação. A versão ainda oferece protetor do vidro traseiro, soleira metálica exclusiva, para-barros dianteiro e traseiro e protetor do tanque de combustível. O interior do veículo tem como destaques o exclusivo revestimento dos bancos em couro marrom, com o logotipo “Ranch” gravado nos encostos dianteiros, conferindo refinamento e elegância. A marca visual da versão também está presente nos tapetes de carpete, no console central e nas portas dianteiras.

Leia mais  Suzuki S-Cross 2019 ganha nova versão mais completa

Versões e preços da linha Fiat Toro

Linha 2019 do Fiat Toro traz novidades
A Toro Ranch é a versão mais sofisticada e mais cara. Crédito da foto: Divulgação

O Fiat Toro é oferecido em sete versões, com três motorizações diferentes e dois tipos de transmissão. Confira as outras versões e seus destaques na família Toro 2019:

Endurance 1.8 E.torQ EVO 4X2, câmbio automático de seis velocidades (AT6). Poucos equipamentos e rodas de aço com calotas. Mesmo assim traz ar-condicionado, computador de bordo, controles de tração e de estabilidade, direção elétrica, Hill Holder, quadro de instrumentos com tela multifuncional em TFT de 3,5”, sensores de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos (estes com acionamento um-toque) e volante regulável em altura e profundidade, entre outros. é a versão de entrada do modelo: a partir de R$ 92.990.

Freedom 1.8 AT6 4X2: a partir de R$ 104.990.
Volcano 2.4 l 4X2 flex câmbio automático com 9 marchas (AT9): a partir de R$ 116.990.
Blackjack 2.4 l 4X2 flex AT9: a partir de R$ 117.990.
Freedom 2.0 Diesel 4X4 AT9: a partir de R$ 133.990.
Volcano 2.0 Diesel 4X4 AT9: a partir de R$ 144.990.
Ranch 2.0 Diesel 4X4 AT9: a partir de R$ 151.990.

Comentários