Motor

JAC promete lançar o SUV elétrico mais barato do Brasil

Lançamento deverá acontecer no primeiro semestre e a pré-venda começou dia 25
O primeiro SUV 100% elétrico do país possui autonomia de 300 km e acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Foto: Divulgação

A JAC Motors anuncia que vai lançar ainda no primeiro trimestre deste ano o iEV 40, o primeiro modelo com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Importado da China, país que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iEV 40 foi responsável pela venda de 43 mil unidades em 2018. Esse volume é maior, por exemplo, do que o do campeão de vendas do mercado europeu no ano passado, que não passou de 40 mil unidades vendidas.

Para ser vendido por aqui, o Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a mais completa; a mais equipada; a de maior autonomia. O preço anunciado será de R$ 139.990 e a pré-venda começou no dia 25 de janeiro, em toda a rede JAC Motors.

Leia mais  Ford lança Fusion 2019; pode ser a última geração do sedã

O iEV 40 se distinguirá rapidamente da concorrência por diversos aspectos, tanto relacionados ao desempenho e ao baixo consumo bem como à vasta lista de equipamentos de série. Dotado de bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh, o JAC iEV 40 terá autonomia de 300 km. Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardará 8 horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: você obterá 80% da carga em apenas 1 hora, desde que se adquira um equipamento próprio.

A bateria necessita de 8 horas para ser recarregada. Foto: Divulgação

O consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. Recarregar a bateria custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica na sua cidade e permite rodar 300 km. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV 40 tem um custo seis vezes menor por km rodado.

Leia mais  EcoSport perde estepe externo e ganha pneus Run Flat

O iEV 40 traz tecnologias interessantes: os freios regenerativos garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais. Por fim, o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos. O carro terá cinco anos de garantia. (Da Redação)

Comentários