Motor

JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro

Nova geração do T5, o JAC T50 é equipado com motor 1.6 16V DVVT de 138 cv e transmissão automática tipo CVT
JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro
As primeiras unidades do novo SUV começam a ser entregues neste mês de novembro. Crédito da foto: Divulgação

A JAC Motors lançou mais um SUV chinês no mercado brasileiro, justamente no segmento mais competitivo, o dos utilitários esportivos abaixo de R$ 90 mil, o JAC T50, que chega este mês na rede autorizada da marca. Comercializado em versão única de motorização (1.6 16V DVVT), ele é equipado com uma caixa automática tipo CVT, com 6 marchas programadas eletronicamente.

De acordo com o pacote de equipamentos de série, mais o “Pack” de opcionais, o SUV tem tudo para se tornar nova referência no mercado nacional. Mesmo se for escolhido com o Pack 3, isto é, totalmente completo, ele é ainda mais acessível (e equipado) que todos os rivais. Completo, reestilizado, bem equipado e extremamente recheado de equipamentos alguns deles até indisponíveis como opcionais nos rivais , o JAC T50 oferece ao comprador do “SUV abaixo de R$ 90 mil” a experiência só vivida até então por consumidores de modelos que custam acima de R$ 110 mil ou R$ 120 mil. Um ótimo exemplo disso é o kit multimídia, feito pela JAC Motors China, com mirror link e tela de 8 polegadas posicionada no alto do painel, o que garante ótima visualização, além de dotada de recursos que aprimoram a experiência da conectividade ao usuário.

Design marcante

JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro
Com design elegante e posicionado acima do T40 CVT, o novo SUV custa a partir de R$ 83.990. Crédito da foto: Divulgação

Quarto SUV da marca no mercado nacional, o T50 exibe um design atual e refinado, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar, mesclando as linhas bem definidas da carroceria à aplicação certeira de frisos cromados. Na frente, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas largas, que lhe garantem identidade única, bem como por uma massa preta que une os dois faróis e sustenta o logotipo da marca.

Leia mais  Ford inicia a pré-venda do novo Edge ST 2019

O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. O T50, inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade estética.
A lateral mistura linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C mais larga dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas traseiras.

JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro
O JAC T50 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas. Crédito da foto: Divulgação

Já a traseira caracteriza-se pela tampa que dá um inconfundível ar de robustez, além do grupo ótico com formas orgânicas e levemente horizontais. Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, o T50 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência desses ingredientes visuais. O para-choque preto ratifica a personalidade SUV, mas, assim como todo o carro, não deixa de receber apliques cromados para denotar sua proposta de requinte.

Toda a parte interna do JAC T50 foi redesenhada a partir da geração anterior. O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor, respectivamente. O sistema de ar-condicionado, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático. Logo abaixo, o motorista encontra a tomada USB, que é utilizada para espelhamento do telefone celular ao kit multimídia.

Leia mais  Volkswagen quer abandonar motores a combustão em 2040
JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro
Crédito da foto: Divulgação

Com 4,345 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T50 possui porte bem semelhante ao dos principais modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada. Mas o “recheio” do modelo da JAC é bem maior que o dos rivais: independentemente do Pack escolhido, o SUV chinês já é equipado com diversos itens que, às vezes, não são nem opcionais na concorrência. Os preços variam de R$ 83.990 (Pack 2 de equipamentos); R$ 87.990 (Pack 3).

Desempenho

JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro
O JAC T50 é equipado com motor 1.6 16V DVVT de 138 cv. Crédito da foto: Divulgação

O novo JAC T50 adota o mesmo trem de força do T40 CVT. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape daí a designação DVVT (Dual Variable Valve Timing). O sistema garante torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações. E tudo isso sem deixar de observar o consumo de combustível, que é aprimorado pelo recurso do “start-stop”. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Com uma calibração adequada ao gosto do consumidor brasileiro, que aprecia respostas rápidas ao comando do acelerador, a TCU (Transmission Control Unit) do T50 não permite aquele “delay” habitual de transmissões tipo CVT.

Leia mais  Suzuki S-Cross 2019 ganha nova versão mais completa

O SUV faz 198 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. O JAC T50, além de todos os dispositivos eletrônicos que o assessoram nas frenagens, possui um conjunto mecânico eficiente: discos ventilados nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” fica por conta dos cálipers vermelhos nas quatro rodas. (Da Redação – com informações do fabricante)

JAC Motors lança seu quarto SUV no mercado brasileiro
Crédito da foto: Divulgação

Ficha técnica do JAC T50

JAC T50

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.590 cm3, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas DOHC 16V DVVT. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: automática, tipo CVT, com 6 marchas virtuais.
Potência máxima: 138 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 168 Nm a 4.000 rpm.
Velocidade máxima: 198 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,3 segundos.
Suspensão: Dianteira – Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira – Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Pneus: Pneus 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Carroceria: Utilitário esportivo com quatro portas e cinco lugares. Com 4,345 m de comprimento, 1,765 m de largura, 1,640 m de altura. Entre eixos de 2,56 m.
Peso: 1.220 kg.
Capacidade do porta-malas: 600 litros.
Tanque de combustível: 42 litros.
Preço: R$ 83.990

Comentários