Motor

Onix e HB20 estão entre os dez carros mais vendidos em 2018

O ano marcou a recuperação da indústria automobilística do Brasil
Os dez carros mais vendidos de 2018
Chevrolet Onix, o carro mais vendido. Crédito da foto: Divulgação

O ano de 2018 marcou a recuperação da indústria automobilística do Brasil. O mês de dezembro foi particularmente bom para as vendas, com 219 mil unidades emplacadas, um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2017. Embora os dados ainda não façam parte das estatísticas oficiais do setor, tanto das indústrias como dos revendedores, pode-se dizer que a venda total de veículos no País, entre carros, veículos comerciais, caminhões e ônibus deverá atingir 2,56 milhões de unidades em 2018, um crescimento próximo de 15% em relação ao ano anterior. Embora seja um resultado positivo e bastante comemorado, ainda está longe de repetir o melhor ano desse setor industrial que, em 2013, registrou 3,8 milhões de veículos emplacados.

Os dados sobre a produção de veículos durante o ano serão divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na próxima terça-feira (8). Estimativa é que a produção atinja 3 milhões de unidades, apesar da queda das exportações, consequência da crise econômica da Argentina, nosso maior cliente no mercado externo.

Apesar de todos os dados positivos, há um detalhe preocupante. As vendas diretas das montadoras ultrapassaram em 2018 a barreira dos 40%. São vendas para frotas de grandes empresas, entre elas locadoras, que compram milhares de carros de uma vez. A parte boa é que essas vendas absorvem a produção. O lado ruim é que a venda direta é feita com grandes descontos e com rentabilidade inferior às vendas no varejo. Essas vendas também não passam pelos concessionários, diminuindo o volume de negócios da cadeia do setor automotivo.
Veja quais foram os carros mais vendidos do ano:

Chevrolet Onix – Com os dados consolidados de vendas até o final de novembro, no levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Chevrolet Onix mais uma vez é o carro mais vendido no país. Foram 190.816 emplacadas até o final de novembro. Como o Onix vende mais de 10 mil unidades mês, certamente ele cruzou até 31 de dezembro a barreira dos 200 mil carros vendidos. Este ano deverá ganhar novo motor, provavelmente um 1.0 turbo que chega com a nova geração. O motor atual é praticamente o mesmo que chegou com o primeiro Corsa nacional.

Hyundai HB20 – O carro compacto da Hyundai fabricado em Piracicaba é um fenômeno de vendas desde seu lançamento, em 2012. Introduziu sem alarde o motor 1.0 com três cilindros no mercado, passou por um face-lifty e agora se aproxima a chegada da nova geração do modelo. Até novembro foram vendidas 96.511 unidades. Com as vendas de dezembro deve ter ultrapassado a barreira das 100 mil unidades emplacadas.

Os dez carros mais vendidos de 2018
Hyundai HB20 terá nova geração. Crédito da foto: Divulgação

Ford Ka – O Ford Ka teve um bom desempenho este ano. Ganhou versões com motor 1.5 l de três cilindros e câmbio automático de seis velocidades. Foram emplacadas quase 100 mil unidades do modelo. Ficou também mais seguro, após reforços estruturais.

Os dez carros mais vendidos de 2018
Ford Ka ganhou novo motor. Crédito da foto: Divulgação

Volkswagen Gol – O velho conhecido Gol que durante décadas foi o mais vendido do Brasil, voltou a ter um bom desempenho comercial graças aos novos motores. Hoje ele é vendido com motor 1.0 de três cilindros da marca, o 1.6 l convencional e uma versão, a MSI, com motor que gera 120 cv de potência e câmbio automático de seis velocidades. Até o final de novembro foram emplacadas 70.340 unidades.

Os dez carros mais vendidos de 2018
Volkswagen Gol tem versão automática. Crédito da foto: Divulgação

Chevrolet Prisma – O sedã compacto da GM pegou carona no sucesso do Onix e vendeu 64.993 unidades.

Os dez carros mais vendidos de 2018
Chevrolet Prisma. Crédito da foto: Divulgação

Volkswagen Polo – Um dos mais importantes lançamentos da marca no Brasil nos últimos anos emplacou até novembro 63.556 unidades.

Os dez carros mais vendidos de 2018
Volkswagen Polo. Crédito da foto: Divulgação

Renault Kwid – O subcompacto da Renault patinou bastante após seu lançamento e passou por mais de um recall. Finalmente deslanchou nas vendas principalmente pelo bom custo-benefício. Foram vendidos 59.670 veículos.

Os dez carros mais vendidos de 2018
Renault Kwid. Crédito da foto: Divulgação

Fiat Argo – O novo carro compacto da Fiat vendeu relativamente bem no ano passado, mas ainda não conseguiu o sucesso comercial de seus antecessores. Foram vendidas 58.977 unidades.

Jeep Compass – O modelo produzido na cidade de Goiana (PE) é um sucesso de vendas e superou o Renegade entre os mais vendidos. Foram emplacados 55.880 carros.

Toyota Corolla – O sedã médio da marca japonesa nunca vendeu tanto. Este ano deverá chegar uma nova geração do modelo e até o final do ano deverá ganhar uma versão híbrida. Foram emplacados 53.880 Corollas.

Como se nota, o Brasil ainda é um país dos carros compactos. Oito dos dez modelos mais vendidos estão nesse segmento, apesar do crescimento da venda dos SUVs nos últimos anos. (Adalberto Vieira)

Comentários

CLASSICRUZEIRO