Motor

Chevrolet Camaro: a evolução do Muscle Car

Carro esportivo da Chevrolet passa por reestilização sem perder a essência
A evolução do Muscle Car
Crédito da foto: Fábio Gonzales / Divulgação

O Chevrolet Camaro 2019 ganhou um desenho mais imponente, transmissão automática sequencial de 10 marchas além dos inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros. Outras importantes inovações que estreiam com o modelo são a terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera.

O Novo Camaro SS chega às concessionárias no primeiro trimestre do próximo ano com o potente motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. São duas as opções de carroceria: cupê (com teto solar) e conversível. Já o leque diferenciado de cores inclui o Azul Egípcio, o Laranja Imperial e o Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto. Os preços só serão divulgados quando os carros começarem a ser enviados para a rede.

Mudanças estéticas

O Camaro 2019 ganhou design mais imponente e esportivo. Na dianteira ele traz faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados. Tudo isto agrega uma personalidade marcante ao veículo e antecipa a linguagem estética de futuros modelos da Chevrolet.

A evolução do Muscle Car
O Camaro cupê também foi reestilizado adotando os mesmos traços da versão conversível. Crédito da foto: Fábio Gonzales / Divulgação

O mesmo conceito de contemporaneidade foi aplicado na parte traseira. As lanternas, aliás, mostram a evolução do conceito “dual-element” da Chevrolet e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas.

Na lateral, o diferencial fica por conta das rodas de 20 polegadas. Enquanto no cupê elas trazem pintura acetinada, no conversível elas são pretas de alto brilho. O design também é diferente, o que contribui para diferenciar a identidade de cada versão.

Nova transmissão

Outro avanço está na nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito.

Mais tecnológica e eficiente, a AT10 otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas.

A evolução do Muscle Car
Modelo ganha nova transmissão automática de dez velocidades. Crédito da foto: Fábio Gonzales / Divulgação

Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.

Com a nova transmissão, o Camaro 2019 ganhou a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos. O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais. A carroceria tem elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo.

Leia mais  Fiat lança nova versão da picape Toro, a Ranch Diesel 4X4 AT9

 

Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas.

Já os pneus oferecerem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.

O motor V8 de 461 cv do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. O Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.

Além do modo específico para Circuito, – que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor – o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio com o carro icônico.

Multimídia

A evolução do Muscle Car
Novo desenho reforça atitude esportiva do ídone da marca. Crédito da foto: Fábio Gonzales / Divulgação

Outra importante inovação da Chevrolet que estreia com o Novo Camaro é a terceira geração do multimídia MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário. O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi. Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo agora 8 opções degradês.

Vale ressaltar ainda a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo.

Leia mais  Honda e Toyota vão mudar a cara dos seus campeões de venda no Brasil

 

O Camaro também oferece muito conforto a bordo. Traz avançados recursos, como painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição. No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.

GM promete lançar 11 modelos em 2019

A evolução do Muscle Car
O Camaro cupê também foi reestilizado adotando os mesmos traços da versão conversível. Crédito da foto: Fábio Gonzales / Divulgação

A General Motors do Brasil, poucos dias depois que a Matriz norte-americana da empresa divulgou que pretende fechar fábricas nos Estados Unidos, descontinuar a produção de vários sedãs e focar nos carros elétricos, promete lançar 11 novos modelos no Brasil durante 2019. A decisão da montadora foi comunicada durante um evento em São Paulo que tinha o objetivo inicial de mostrar no Camaro 2019, que chega ao Brasil nos primeiros meses do ano que vem e será um dos 11 carros prometidos.

Entre os modelos que chegarão ao Brasil está o Chevrolet Cruze renovado, que é produzido na Argentina nas versões hatch e sedã. O carro o primeiro modelo da marca no país a usar tecnologia 4G. A GM anunciou que deve deixar de produzir o carro nos EUA.

Além do novo Chevrolet Cruze, outros quatro modelos já foram confirmados. O Camaro, que foi apresentado para a imprensa especializada, conta duas vezes, pois chega nas versões cupê e conversível. O terceiro carro da lista da General Motors é o Bolt, veículo elétrico da marca apresentado no Salão do Automóvel de são Paulo e que será vendido por R$ 175 mil.

O quarto a ser lançado será o Equinox Midnight, versão especial que segue a fórmula do Tracker Midnight e da S10 Midnight. Com o Cruze sedã e o hatch, já são seis dos 11 modelos prometidos. (Da Redação)

Comentários