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BMW Group comemora 103 anos de vitórias

História teve início em 1916. Primeiro recorde foi de altitude há 100 anos, em avião com motor BMW
BMW Group comemora 103 anos de vitórias
Avião com motor BMW bateu recorde de altitude há 100 anos. Crédito da foto: Divulgação

Uma pequena fábrica de motores para aviões que se transformou no grande provedor de produtos e serviços de mobilidade premium no mundo. O BMW Group celebra este mês o seu 103º aniversário. Uma jornada baseada na coragem de inovar, disposição em ir além, competir entre os melhores e topar grandes desafios.

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Com diversos eventos agendados para este ano, o BMW Group Classic fez uma retrospectiva dessa história repleta de realizações e conquistas. Acompanhe a seguir:

Há 100 anos, o primeiro recorde

O primeiro recorde da BMW foi conquistado quando o piloto de testes Franz Zeno Diemer decolou do Autódromo Oberwiesenfeld, em Munique (Alemanha), em seu avião impulsionado pelo motor BMW IV, de 230 cv de potência. Diemer conseguiu levar sua máquina à altitude de 9.760 metros. No cockpit aberto, o valente piloto enfrentou temperaturas abaixo de 50 graus e pouco oxigênio. Nunca um avião voara tão alto.

Há 90 anos, estreia nas quatro rodas

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Um concessionário da marca na Alemanha em 1929. Crédito da foto: Divulgação

Após dez anos, a BMW já havia expandido o seu portfólio de produtos com motocicletas, e o próximo passo seria o negócio automobilístico. Empolgado com as perspectivas do mercado doméstico para carros, o então presidente da companhia, Franz-Josef Popp, comprou a montadora Fahrzeugfabrik Eisenach e, em 22 de março de 1929, o primeiro BMW 3/15 PS saiu da linha de montagem da fábrica de Berlim- Johannisthal. Quase 16 mil unidades do modelo foram produzidas até 1932.

MINI surgiu há 60 anos

Com seus primeiros rascunhos esboçados em guardanapo, o designer Alec Issigonis criou o primeiro MINI Clássico, que saiu das linhas de montagem da fábrica de Longbridge (Inglaterra) em 4 de abril de 1959. Revolucionário desde a concepção, o modelo compacto trazia um design totalmente novo para a época, motor transversal de quatro cilindros, tração dianteira e espaço suficiente para quatro ocupantes mais bagagem — configuração logo adotada pelas demais fabricantes.

BMW 700

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O BMW 700 foi um divisor de águas na história da marca. Crédito da foto: Divulgação

Durante a década de 1950, o BMW Isetta e o BMW 600 já faziam parte do cotidiano dos motoristas alemães. Porém, as exigências crescentes dos clientes criaram a necessidade de desenvolver um novo carro pequeno, com design convencional, a fim de compensar a queda nas vendas. O designer automotivo e ex-piloto de corridas Wolfgang Denzel apresentou ao Conselho de Administração da BMW o projeto de um carro de duas portas, criado pelo designer italiano Giovanni Michelotti. O protótipo originou a plataforma para o BMW 700, apresentado pela primeira vez em 9 de junho de 1959. Em 1965, mais de 190 mil unidades do veículo haviam sido vendidas, e a BMW conseguiu reverter a sua situação financeira.

Nos anos 1950, com dificuldades financeiras, o Grupo BMW quase foi vendido para a Daimler-Benz AG, mas durante uma assembleia geral anual, com apoio dos pequenos acionistas, a independência foi preservada e a oferta de aquisição expirada.

Motocicletas

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A produção de motocicletas começou há 50 anos. Crédito da foto: Divulgação

Os motores aeronáuticos já vinham sendo fabricados na planta de Berlim sob a direção da BMW desde a década de 1930. Na época, o diretor técnico da época, Helmut Werner Bönsch, afirmou que a BMW estava construindo a melhor e mais avançada motocicleta do mundo havia anos. E foi realmente o caso. Os modelos BMW 50/5, BMW R 60/5 e BMW R 75/5 foram desenvolvidos como motocicletas esportivas de turismo com um design moderno, e tinham um chassi completamente novo, com garfo telescópico para a roda dianteira e suspensão variável nas rodas traseiras. E, pela primeira vez, os clientes podiam escolher entre versões com cores diferentes.

BMW M1

O BMW M1 nasceu como um espetáculo mesmo parado. Porém, seu maior legado está nas pistas de corrida na série Procar, organizadas entre 1979 e 1980, como parte do aquecimento para as corridas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 na Europa. As provas logo caíram no gosto do público, e os próprios protagonistas também foram cativados pela ideia de organizar corridas entre pilotos de Fórmula 1 e pilotos de carros de turismo pilotando veículos com engenharia idêntica e gerando 470 cavalos de potência. No dia 12 de maio de 1979, a primeira corrida na série Procar teve início na Bélgica, e na sequência outras 16 corridas ocorreram.

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Um dos primeiros carros da marca da Bavária. Crédito da foto: Divulgação

BMW X5 estreou há 20 anos

Um veículo para todos os terrenos, do off-road à rodovia, com tração integral nas quatro rodas, desempenho e conforto de primeira classe: assim o BMW X5 foi apresentado, no outono de 1999, como o primeiro SAV (Veículo de Atividade Esportiva) do mundo. Depois de alguns meses, o BMW X5 Le Mans, um veículo experimental, demonstraria o seu enorme potencial para a condução dinâmica. Essa versão experimental tinha motor V12 que desenvolvia mais de 700 cv de potência. O piloto de corridas Hans-Joachim Stuck atingiu a bordo dele a velocidade máxima de 309 km/h, em volta no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Vinte anos após a estreia do primeiro SAV, a família de modelos BMW X cresceu para sete séries de modelos. Em 2018, 37,3% das vendas totais da marca foram geradas pelos modelos BMW X.

A estética clássica do Z8

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O BMW Z8, um roadster com desenho elegante e motor potente. Crédito da foto: Divulgação

Em 1999, a BMW também apresentou um marco na sua rica história de roadsters. O estilo do BMW Z8, desenvolvido pelo designer dinamarquês Henrik Fisker, causou sensação em sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. As elegantes linhas lembram o lendário BMW 507, e o luxuoso cockpit chama atenção até hoje. As formas clássicas da carroceria vestiam uma engenharia inovadora do o capô: um propulsor V8 de 400 cavalos de potência. No total, 5.703 unidades do BMW Z8 foram fabricadas entre 2000 e 2003 na fábrica da BMW em Munique. (Da Redação, com informações do fabricante)

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