Vendas de veículos sobem 9%; preços de novos e seminovos caem

Por Cruzeiro do Sul

Estudo mensal aponta que política tributária, mobilidade urbana e novas tecnologias impulsionaram o mercado de veículos no último mês

O mercado automotivo brasileiro fechou julho de 2025 com crescimento de 9,13% nas vendas de automóveis e comerciais leves em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto os preços médios recuaram 1,03% (novos) e 0,38% (seminovos até três anos). Já no recorte por motorização, o levantamento mostra que os veículos elétricos continuam em trajetória de queda nos preços. Em julho, o recuo foi de 1,50%, acumulando expressivos -17,32% nos últimos 12 meses — a maior retração entre todas as categorias analisadas pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), responsável pelos dados.

As informações constam do relatório AutoAcrefi, produzido pela Acrefi em parceria com a Cox Automotive. O desempenho de queda de preços dos novos e seminovos reflete não apenas a demanda aquecida, mas também os primeiros efeitos da nova política tributária do IPI Verde, uma reformulação do Imposto sobre Produtos Industrializados para o setor automotivo instituída pelo Decreto nº 12.549/2025, em conformidade com a Lei nº 14.902/2024.

O novo modelo de cálculo entrou em vigor em julho e passou a aplicar alíquotas variáveis com base em cinco critérios: fonte de energia e tecnologia de propulsão, eficiência energética, segurança estrutural e tecnologias assistivas, reciclabilidade e potência. Agora, veículos com melhor desempenho nesses quesitos podem ter a alíquota reduzida a zero, embora não haja obrigatoriedade de repassar o desconto ao consumidor. Montadoras aproveitaram a novidade para oferecer campanhas promocionais com bônus em dobro e descontos adicionais, o que aumentou em mais de 10% os anúncios de alguns modelos e pressionou os preços dos seminovos para baixo.

No acumulado de janeiro a julho, foram comercializadas 1,36 milhão de unidades de automóveis e comerciais leves, alta de 4,37% frente ao mesmo período de 2024. A modalidade de vendas diretas — transações entre montadoras e empresas, como locadoras e frotistas representou 44,7% do total em julho, reforçando sua relevância para a sustentação do setor, mesmo em um cenário de juros elevados e crédito restrito. (Da Redação)

Fiat, Chevrolet e Volkswagen são
líderes de participação no mercado

Entre as marcas com maior destaque de vendas no mês, aparecem Fiat, Chevrolet e Volkswagen, líderes de participação no mercado de automóveis e comerciais leves, seguidas por Toyota e Hyundai. No segmento de elétricos, a liderança ficou com BYD, seguida por GWM, Renault e Caoa Chery, que se mantêm entre as principais responsáveis pela expansão da categoria no País.

Os híbridos, aliás, apresentaram leve recuo de 0,38% no mês, mas mantêm valorização acumulada de 5,07% no ano, sustentada pela procura por eficiência e menor custo de uso. Já os modelos a combustão — que ainda concentram a maior parte das vendas — subiram 0,50% em julho, mas seguem 3,84% mais baratos do que há um ano, evidenciando um reposicionamento geral de preços diante da concorrência com novas tecnologias.

Para Cintia Falcão, membro da diretoria executiva da Acrefi, “os resultados de julho mostram um mercado automotivo dinâmico, que responde rapidamente a estímulos como o IPI Verde e que mantém fôlego nas vendas, mesmo com juros altos e crédito mais restrito.” (Da Redação)