Eletra e BYD lideram vendas de ônibus elétricos

Por Cruzeiro do Sul

Há uma dinâmica mais complexa no mercado de ônibus elétricos, que envolve processos de licitação pública

No primeiro semestre de 2025, sete fabricantes foram responsáveis pela comercialização dos 306 ônibus elétricos no país. O destaque fica para a Eletra e BYD que são responsáveis por 65,3% das vendas do período, sendo 34,3% e 31%, respectivamente. Os números do primeiro semestre indicam que alguns fabricantes tradicionais do setor de ônibus, como Marcopolo e Volvo, não registraram vendas de modelos elétricos no país. As informações são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve).

Essa ausência não sinaliza necessariamente um desinteresse ou recuo das empresas no segmento de eletromobilidade. Ela pode ser explicada pela própria dinâmica mais complexa do mercado de ônibus elétricos, que envolve processos de licitação pública. A comercialização desse tipo de veículo costuma ocorrer em lotes maiores, vinculados a contratos firmados com prefeituras e operadores de transporte coletivo, o que pode resultar em períodos mais longos de ausência de entregas. A Marcopolo, por exemplo, entregou em julho (portanto, fora do primeiro semestre) 95 ônibus a uma operadora da cidade de São Paulo. (Da Redação)

 

Vendas por fabricantes no 1º semestre de 2025

Eletra: 105 (34,3%)

BYD: 95 (31,0%)

Mercedez Benz: 70 (22,8%)

Induscar: 15 (4,9%)

Higer: 11 (3,6%)

Ankai: 6 (1,9%)

VW Truck & Bus: 4 (1,3%)

Cidades com mais ônibus elétricos

São Paulo/SP: 275

São Bernardo do Campo/SP: 11

Resende/RJ: 4

Ribeirão Preto/SP: 4

Salvador/BA: 3

Goiânia/GO: 3

Campinas/SP: 2

Taboão da Serra/SP: 2

Cariacica/ES: 1

Barueri/SP: 1

Capitais com as maiores frotas de ônibus

São Paulo (SP): 15.000

Goiânia (GO): 3.000

Brasília (DF): 2.967

Belo Horizonte (MG): 2.874

Recife (PE): 2.800