Sétima geração do Ford Mustang está no Brasil

Ford comemora 60 anos do icônico esportivo que, por aqui, será vendido na versão GT Performance

Por Cruzeiro do Sul

O visual renovado recebeu linhas modernas bem combinadas a elementos clássicos do modelo original dos anos 60

Os fãs do Ford Mustang podem comemorar, pois a sétima geração do esportivo já está à venda no Brasil. E chega também como edição histórica, pois neste ano a Ford comemora os 60 anos de lançamento do Mustang. Será vendido aqui em versão única, a GT Performance, a topo de linha, e que substitui a versão Mach 1.

O visual renovado recebeu linhas modernas bem combinadas a elementos clássicos do modelo original dos anos 60. Na frente, a nova grade maior e as entradas de ar no capô nos fazem lembrar rápido que tem reforço em desempenho. Traz novos faróis full-LED afilados, nova proposta também para a traseira, com um vinco pronunciado em forma de cunha, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas de escapamento cromadas. Já as clássicas lanternas de três barras, com seta sequencial, também receberam uma boa atualização.

Sob o capô, segue fiel ao compromisso com a esportividade raiz, equipado com o motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, de 488 cv, e a transmissão automática de dez velocidades — agora com nova calibração fechando uma receita que tornou o atual Mustang GT o mais potente de todos os tempos. Para ajudar, tem cinco modos de condução: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Ou seja, dá pra alterar bem o temperamento do esportivo conforme cada situação.

“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 8 Nm a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul. O Mustang GT Performance recebeu ainda aprimoramentos na direção, suspensão e freios, como a nova suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, e que aumentaram a rigidez torcional. Os freios são Brembo de alta performance, na dianteira e traseira, e as rodas exclusivas aro 19 contam com pneus Pirelli P-Zero 255/40 na dianteira e 275/40 R19 na traseira. Para os amantes das manobras de drift, oferece o freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras. E segue com o recurso Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.

Dentro, muita provocação para encantar o “piloto”, com um cockpit novo e inspirado em caças a jato. Conta com telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4, formando um conjunto único com várias opções de personalização e muita conectividade. O sistema de som B&O, de 900 W, reúne 12 alto-falantes e subwoofer. E tem mais uma novidade, um recurso curioso e divertido desenvolvido pela engenharia brasileira o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave. Já no quesito segurança, traz sete airbags e recursos de assistência à condução, como monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas, controle de velocidade adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros.

O novo Ford Mustang GT Performance 2024 já está à venda nas 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil por R$ 529.000, com previsão de entrega das primeiras unidades até o final de junho.