Titano, a primeira picape média da Fiat

Expectativa do mercado é grande, já que a marca só investia no segmento das compactas e média-compactas

Por Cruzeiro do Sul

Por dentro, os mais atentos vão logo notar muitos itens de modelos Peugeot

Com ampla tradição em picapes em nosso mercado, mas no segmento das compactas e média-compactas, com os modelos Strada e Toro, a Fiat se lança agora no disputado mercado das picapes médias. Esse é um território que a marca nunca havia se aventurado. Por isso, a expectativa é grande. Para começar a nadar nessa praia, a Fiat aproveitou o benefício de ser uma das marcas do Grupo Stellantis e partiu de um projeto pronto, o Peugeot Landtrek, picape produzida no Uruguai pela marca francesa e que também faz parte do grupo.

Para isso, fez várias alterações para cravar o logotipo Fiat na picape, com direito a novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas para garantir mais conforto sem comprometer a capacidade off-road. A Titano chega com três versões na linha: a mais simples direcionada ao trabalho, Endurance, e duas com proposta mais refinada, Volcano e Ranch.

No visual frontal, tem grade exclusiva e que antecipa a nova linguagem visual da marca, mais assinatura DRL led. Na lateral, tem bonitas rodas de 18 polegadas, estribo, maçanetas e retrovisores cromados. A Titano tem 5,33 m de comprimento, 2,21 m de largura, 1,89 de altura e entre-eixos de 3,18 m. Entrega boa capacidade de carga, com 1.020 Kg, e força de reboque de 3.500 Kg em carretas com freio. Já para os desafios off-road, também entrega bons números, com 29º de ângulo de entrada, 27º de saída, e altura mínima do solo de 23,5 cm.

Por dentro, os mais atentos vão logo notar muitos itens de modelos Peugeot, como a linha de botões no painel central, mas tudo com cuidado no acabamento e desenho geral bonito das peças. O painel de instrumentos é analógico, traz apenas uma pequena tela digital colorida de 4,2 polegadas no centro para informações do computador de bordo. O volante é multifuncional e tem acabamento em couro, o sistema multimídia entrega boa conectividade numa tela de 10 polegadas, com Apple Carplay e Android Auto, e navegador próprio. Os bancos são revestidos em couro, os dianteiros possuem ajuste elétrico. Legal, é que os bancos traseiros são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100kg atrás da segunda fileira. Para ajudar nas manobras, oferece a câmera 360º off-road e que é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados para auxiliar o motorista nas manobras.

Em termos de segurança, oferece um bom pacote de recursos, com seis airbags, alerta de saída de faixa, assistentes de partida em rampa e de descida, detector de pressão de pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, entre outros. Sob o capô, todas as versões contam com o mesmo motor, o 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência, com câmbio e torque distintos. Na versão Endurance, é equipada com câmbio manual de 6 marchas e o torque é um pouco menor, 37,7 Kgfm. Nas versões superiores, Volcano e Ranch, a transmissão é automática também de seis velocidades e o torque é maior, de 40,8 Kgfm. E todas as versões contam com tração 4X4 e reduzida.

Modelo escolhido para a estreia da Fiat no disputado segmento das picapes médias, a Titano recebeu ainda preços convidativos quando comparados com os dos principais concorrentes, o que a coloca em condições normais, não considerado promoções pontuais ou vendas diretas, por exemplo como a mais barata do seu segmento. Agora é ver se o comprador de picape média no Brasil vai confiar na Titano, assim como confia nas tradicionais Toyota Hilux, Ford Ranger ou Chevrolet S10.

Preços Fiat Titano

Endurance: R$ 219.990,00
Volcano: R$ 239.990,00
Ranch: R$ 259.990,00