Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

A experiência de guiar em segundo plano

Volvo C40 Pure Eletric é carregado de conectividade e assistências à condução

06 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O C40 utiliza o mesmo conjunto do XC 40, com dois motores elétricos, um em cada eixo
O C40 utiliza o mesmo conjunto do XC 40, com dois motores elétricos, um em cada eixo (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)


O projeto da Volvo para acabar com os carros a combustão está avançando rápido no Brasil também, ação reforçada com a chegada de mais um modelo 100% elétrico da marca: o C40 Pure Eletric. Como utiliza a mesma plataforma do XC40, traz muita semelhança visual, em especial na dianteira, e pode até gerar confusão. Mas esbanja personalidade com a proposta cupê e o teto baixo na traseira.

Quem já conhece o XC40 elétrico e entra no C40 percebe mais ainda a semelhança. Painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia com tela de 9” na vertical, desenho geral das peças e a mesma ausência de botões: é tudo praticamente igual. Aliás, no C40, a Volvo avançou nessa questão da eliminação dos botões. Além do de partida, acabou também com o do freio de estacionamento. Ao parar o carro, é só colocar o câmbio na posição “P” e pronto.

O C40 também conta com o sistema Google no multimídia, assim é possível fazer o login com nossa própria conta e utilizar todos os serviços oferecidos pela plataforma, como fazemos no smartphone. E mais, dá para pedir para o Google ligar ou desligar o ar-condicionado ou o sistema de som, e até acionar o navegador Google Maps sem precisar digitar o endereço na tela. No acabamento, o C40 tem um toque de exclusividade: apliques que simulam desenhos do mapa topográfico de um importante parque na Suíça. Estão nas portas e painel frontal, e contam com uma retroiluminação que proporciona um bonito efeito tridimensional.

Partindo disso, um ponto a ser conferido é o espaço para cabeça no banco traseiro por causa do teto rebaixado atrás. Pessoas mais altas vão encontrar um pouco de dificuldade, assim como quem se sentar no meio, porque o C40 tem túnel central elevado. Em compensação, tem o bom porta-malas de 413 litros, mais o compartimento dianteiro -- onde seria o motor de um modelo a combustão -- com 30 litros de capacidade


Aceleração de esportivo


O C40 utiliza o mesmo conjunto do XC 40, com dois motores elétricos, um em cada eixo. Então, também acelera muito forte com seus 408 cavalos de potência e generosos 67,3 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 Km/h em apenas 4,7 segundos, mas tem velocidade máxima limitada a 180 Km/h. Importante no C40 -- como em todo 100% elétrico -- é ficar atento à autonomia, evitando acelerações muito fortes e outros hábitos que podem descarregar a bateria mais rápido do que o previsto. A autonomia prometida para o C40 é boa, 408 Km, mas é fácil reduzir isso dependendo da forma de uso. Para ajudar, tem o “One Pedal”, sistema de regeneração que aciona os freios a cada vez que você tira o pé do acelerador e praticamente elimina o uso do pedal de freio. O C40 também conta com os dispositivos de assistência já oferecidos em modelos Volvo, todos reunidos no Pilot Assist, como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, assistente de saída de faixa, para dar os principais exemplos.

O C40 traz um bom porta-malas de 413 litros, mais o compartimento dianteiro - MATHEUS SIMANOVICIUS
O C40 traz um bom porta-malas de 413 litros, mais o compartimento dianteiro (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O C40 chegou recentemente ao Brasil e vai confirmando qual deve ser o caminho dos futuros carros. Na visão da Volvo, serão bem recheados de recursos autônomos e de segurança, muito conectados e com operação próxima ou igual ao que temos nos smartphones. E cada vez menos agressivos com o meio ambiente.

Como enfatizam os executivos da marca, quem leva um C40 para casa, não adquire apenas um veículo, mas sim uma experiência. O que não deixa de ser verdade, já que, no caso dele, as sensações ao volante acabam ficando em segundo plano, tamanha a quantidade de recursos para serem conferidos.

Preço Volvo C40 Pure Eletric: R$ 430.000,00

Galeria

Confira a galeria de fotos