Jeep Compass 4xe já está à venda, por R$ 360 mil

Por Cruzeiro do Sul

O SUV híbrido utiliza um motor para cada eixo: 1.3 turbo a gasolina na frente e elétrico com 60 cv atrás.

O Compass 4xe (lê-se em inglês, “four by e”) está oficialmente no Brasil. O SUV, lançado nesta semana, dá início à eletrificação da Jeep no País. Além de novas soluções tecnológicas, tem como destaque o sistema híbrido plug-in, que une o motor 1.3 turbo (em versão a gasolina) a um elétrico. Ele desembarca da Itália pelo preço de R$ 349.990. Em São Paulo, onde o ICMS é maior, tem tabela de R$ 360.887.

O novo Compass híbrido chega na versão topo de linha Série S, que é a mais completa da gama. Além disso, traz recursos inéditos como, por exemplo, câmeras 360° e novos seletores de terrenos, que acompanham o conjunto híbrido plug-in. Este, diz a marca, foi escolhido pela “liberdade que o condutor tem de escolher como quer rodar”.

Primeiro 4x4 híbrido do segmento, o Compass 4xe utiliza um motor para cada eixo, e traz o câmbio automático de seis marchas. O 1.3 turbo gera 180 cv e 27,5 mkgf de torque, e é responsável por tracionar o eixo dianteiro. Enquanto isso, o elétrico, com 60 cv e 25,5 mkgf, movimenta o eixo traseiro. A potência total (combinando os dois motores) é de 240 cv e a aceleração de zero a 100 km, segundo a marca, é feita em 6,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 206 km/h -- ou de 130 km/h no modo elétrico.

Além dos programas de terrenos tradicionais, como Auto, Snow (Neve) e Sand/Mud (Areia/Lama), há ainda o modo Sport. Nele, nota-se que a direção fica mais firme e percebe-se melhor oferta do torque. Outro ponto é que o 4x4 possui controle de tração independente. São eles: 4WD Low, 4WD Lock e HDC.

Durante a avaliação, feita em São Miguel do Gostoso (RN), foi possível perceber que as retomadas do 4xe têm respostas rápidas. Mas, nas acelerações, demoramos um pouco mais que os 6,8 segundos declarados no zero a 100 km/h. Afinal, a versão é cerca de 300 kg mais pesada que as demais, com 1.908 kg.

Um recurso que chama atenção é o seletor do modo híbrido, com três opções de ajuste. Nesse caso, há o acionamento de ambos os motores, enquanto que, no modo elétrico, o motor a combustão desliga -- e não há emissão de CO2. Outro destaque é o “E-save”, que desliga o motor elétrico e otimiza o térmico. Dessa forma, permite recarregar a bateria enquanto o SUV usa o motor a gasolina. Segundo a marca, é possível regenerar até 80% da bateria dessa forma.

Em relação à autonomia, os números variam de acordo com os modos de condução. E eles impressionam. No híbrido, o SUV roda até 927 km. Já no elétrico, são 44 km de autonomia. Mas, pode alcançar 50 km (padrão europeu). No teste, não foi possível avaliar.

Por enquanto, o Compass 4xe vem somente a gasolina. Entretanto, a marca já produz no Brasil o motor 1.3 turbo flexível. Ou seja, é possível nacionalizar o sistema híbrido plug-in com o 1.3 T270 turbo flex de até 185 cv. Na versão a gasolina, o consumo médio é surpreendente e chega a 25,4 km/l. Mas a marca da Stellantis lembra que, na Europa, o SUV supera os 50 km/l. (Estadão Conteúdo)