Motor
Jeep inicia a eletrificação no País
O CEO da Stellantis, grupo formado da união da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) com a PSA (Peugeot Citroën), Carlos Tavares, recebeu jornalistas brasileiros em Amsterdam, na Holanda, onde fica a sede administrativa da companhia. Em uma rápida coletiva, o executivo português falou sobre os planos e a importância do Brasil para a montadora.
De acordo com Tavares, o País é visto como o terceiro motor global do grupo, atrás dos Estados Unidos e da Europa. Estes dois mercados internacionais representam 90% dos negócios. Entretanto, Tavares lembra que as vendas de veículos, sobretudo na Europa, despencaram desde o início da pandemia. Os emplacamentos caíram de 18 milhões para 15 milhões de unidades.
Assim, a Stellantis vê a América Latina como uma importante operação. E o Brasil como protagonista no bloco. “O Brasil é um exemplo de eficiência para os demais mercados onde a Stellantis atua”, afirmou Tavares. Para o executivo, a tecnologia de motores flexíveis é um trunfo para reduzir emissões de CO2, graças à utilização do etanol.
Entretanto, por causa dos elevados custos de produção, Tavares reconhece que o mercado de carros elétricos ainda é restrito aos mais ricos. “Os modelos flexíveis, que têm preços equivalentes aos de carros movidos por combustíveis fósseis, garantem acesso de mais compradores ao mercado”.
O que vem por aí
O grupo vai acelerar a eletrificação lá fora, com ao menos cinco lançamentos. Um deles é a picape 100% elétrica da RAM, que teve um esboço revelado. Além dela, serão lançados mais dois SUVs Jeep, um “muscle car” da Dodge, bem como um crossover da marca Chrysler.
Para a América do Sul e o Brasil, a Stellantis terá elétricos e híbridos. Inclusive, o grupo vai desenvolver sistema híbrido flexível para os carros nacionais, tal como fez a Toyota. Mas os lançamentos não vão esperar pela tropicalização. Isso porque a Jeep lançará no mês que vem o Compass 4xe, versão híbrida com motor a gasolina que já é vendida em outros mercados. Pouco depois, virá o Renegade 4xe.
Tavares confirmou outros lançamentos. Nos planos da Stellantis estão três picapes até 2024. Além da RAM elétrica, o grupo vai lançar a picape nacional da marca, a ser feita na fábrica de Goiana (PE). Bem como da Peugeot Landtrek, que continua cotada. (Estadão Conteúdo)