Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motor

Nova Saveiro, híbrida e flexível, chega em 2024

30 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ilustração de como deve ser a nova Saveiro.
Ilustração de como deve ser a nova Saveiro. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Para continuar viva no mercado, a Volkswagen vai fazer a última reestilização da atual geração da Saveiro em 2022. O único motor oferecido será o 1.6 16V MSI, que atende às novas regras de emissões de poluentes. A próxima geração do modelo só deve chegar ao Brasil em 2024.

Ou seja, a próxima Saveiro será feita sobre uma nova variante da plataforma MQB, que estreia em 2023 com o Polo Track. Trata-se de uma atualização da base atual, mas com foco no baixo custo e na eletrificação. Porém, não dará origem a carros 100% elétricos. Portanto, a nova Saveiro será híbrida, com conjunto propulsor formado por um motor elétrico e outro flexível. Aliás, essa é a aposta da Volkswagen para reduzir as emissões de poluentes de seus veículos no Brasil e em outros países da América Latina em 2025.

Por ora, a marca mantém sigilo sobre o sistema. Mas a nova solução pode ser uma evolução do sistema instalado no Jetta em 2012. O sedã combinava o conhecido 1.4 TSI turbo a gasolina e um pequeno motor elétrico que gerava 27 cv e foi montado entre o 4cc a combustão e o câmbio automático.

No visual, a nova Saveiro terá estilo mais imponente e com dianteira diferente da do Gol. A frente deve ficar parecida com a do Taos. Assim, terá o estilo recentemente adotado na linha de SUVs da VW, com os faróis mais integrados à grade do radiador.

Aliás, essa solução estética será adotada na nova Amarok, que teve ilustrações reveladas no início de dezembro. Na traseira, a nova Saveiro 2025 deverá ter lanternas integradas, como as do Nivus e do T-Cross.

Além disso, o utilitário ficará maior -- mas com dimensões menores que as da Fiat Toro. Afinal, a picape intermediária será a Tarok, baseada no SUV Taos e feita na Argentina.

O novo desenho pode ser conferido na ilustração acima. A projeção foi feita pelo designer Kleber Silva a partir das informações conhecidas acerca do novo modelo.

O painel deverá ser parecido com o dos novos Gol e Voyage, que devem chegar até 2024. Além disso, terá sistema multimídia mais moderno, com tela bem maior e conectada.