Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novidade

Novo Audi A3 chega ao Brasil

Compacto tem os mesmos preços nas versões sedã e hatch

02 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O topo da linha é o Performance Black, aqui visto em versão sedan, com motor 2.0 TFSI e câmbio automatizado de sete marchas, por R$ 265 mil.
O topo da linha é o Performance Black, aqui visto em versão sedan, com motor 2.0 TFSI e câmbio automatizado de sete marchas, por R$ 265 mil. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após um período de pré-venda, o novo Audi A3 começa a chegar ao Brasil. O compacto vem da Alemanha com carrocerias Sportback (hatch) e sedã, e tem preços iguais. Ou seja, na versão de entrada, S Line Limited, a tabela é de R$ 229.990, e na topo de linha, Performance Black, de R$ 264.990. Esses valores valem para a modalidade de vendas diretas.

Os dois carros têm motores com turbo e injeção direta de gasolina. O A3 S Line Limited traz o 1.4 TFSI de 150 cv de potência e o Performance Black, o 2.0 TFSI de 190 cv. O 1.4 vem acoplado ao câmbio automático de oito velocidades e o 2.0, ao automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

Além disso, há diferenças na capacidade do porta-malas. No Sportback, são 380 litros e no sedã, 425 litros. No mais, os dois são praticamente iguais.

Nesta quarta geração, o A3, que já foi feito no Paraná, é fabricado em Ingolstadt, onde fica a sede mundial da Audi. Além de ser maior, o carro teve o desenho atualizado e traz acabamento mais refinado.

Segundo a Audi, o modelo ganhou ampla lista de itens de personalização. Bem como tem 90% das peças da carroceria novas, com destaque para as laterais, repletas de vincos, e para a linha de cintura alta, que realça o visual “musculoso” Os faróis de LEDs, mais afilados, são dinâmicos e também podem ser customizados.

Na cabine, foram atualizados o desenho do painel e o sistema multimídia. Voltada para o motorista, a tela de 10 polegadas é sensível ao toque e tem operação bastante intuitiva. No console central, um novo botão também permite acessar e controlar o dispositivo.

O Sportback (hatch) tem as mesmas opções de motorização e recursos tecnológicos, mas porta-malas menor. - DIVULGAÇÃO
O Sportback (hatch) tem as mesmas opções de motorização e recursos tecnológicos, mas porta-malas menor. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Aliás, uma pequena alavanca, que lembra um joystick, substitui a haste do câmbio. Isso ampliou o espaço e deixou o visual mais limpo. Duas entradas USB-C e carregador de celular por indução (sem uso de fio) também ficam nesta área.

O único senão é a ausência de soluções semiautônomas de segurança. Não há frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa. Neste primeiro lote, os itens não são nem opcionais.

Seja como for, com tantas novidades a experiência com o Audi A3 está mais imersiva. A posição de guiar agrada e as duas grandes telas exibem vários informações do carro e do smartphone conectado. Os comandos ficam à mão e a ergonomia melhorou também graças aos bancos do tipo concha.

Em movimento

O conhecido motor 2.0 TFSI a gasolina dá bom fôlego ao A3, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, conforme dados da Audi. As boas respostas são mérito também do câmbio automatizado, que garante arrancadas fortes e retomadas ágeis.

A tração é na frente e o carro voltou a ter suspensão traseira com braços múltiplos, o que se traduz em maior conforto e bom equilíbrio em movimento. As respostas diretas deixam a condução agradável e prazerosa. O que já era bom, ficou ainda melhor.

A quarta geração do A3 tem grande importância para a Audi. No Brasil, foram emplacadas mais de 90 mil unidades desde 1997.

Em 1999, a Audi passou a fazer o modelo em São José dos Pinhais (PR). Em fevereiro deste ano, a produção foi encerrada, mas a planta não foi extinta. A expectativa é de que o A3 volte a ser feito no País. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos