Dia do Motorista: conheça a data dedicada a quem ama pegar estrada

Sendo uma homenagem ao santo padroeiro dos motoristas e viajantes, a data especial deve sempre ser festejada com consciência nos deslocamentos.

Por

Conheça a data dedicada a quem ama pegar estrada

Ser motorista é muito mais do que apenas aprender a conduzir um veículo automotor. Independentemente de qual seja a sua escolha, podendo ser carros usados da Karvi ou de outras concessionárias, o importante é sempre respeitar as leis de trânsito, colocando em prática a conscientização de valorização da vida. Afinal, o Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, é uma data criada justamente para homenagear quem roda diariamente pelo Brasil, seja a trabalho ou a lazer.

História do Dia do Motorista

O Dia do Motorista foi instituído por meio do Decreto nº 63.461, elaborado no governo do então presidente Artur Costa e Silva, no dia 21 de outubro de 1968, no 80º aniversário da República. Ele foi criado pelo fato de ser nessa data que se comemora o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

A história do santo é bem antiga e remete ao século III depois de Cristo. A ligação com os motoristas é pelo fato de, segundo a história bíblica, São Cristóvão ter carregado Jesus Cristo em suas costas na travessia de um rio, mas a cada passo que dava o peso ia aumentando. Reprobus, nome de São Cristóvão antes de ser santificado, disse:

Afinal, ele ajudou na travessia, passando a ser padroeiro não só dos motoristas como também dos viajantes, em geral. Atualmente, São Cristóvão é venerado em vários países e até mesmo por devotos de outras religiões.

Na Grécia, por exemplo, o dia do santo é comemorado em 9 de março, enquanto na Espanha 10 de julho e em Cuba, 16 de outubro.

Como homenagem a São Cristóvão, no Brasil, julho sempre é um mês escolhido para a realização de feiras, eventos e convenções sobre o universo da boleia.

Importância dos motoristas para economia brasileira

Comemorar o Dia do Motorista é muito importante no Brasil, sobretudo pelo fato de a economia ser totalmente dependente do transporte rodoviário. A profissão é importantíssima para escoar a produção de todos os setores, desde o alimentício até o de produtos eletrônicos.

Afinal, tudo que chega à sua mesa ou ao seu lar certamente viajou com um caminhão. Além disso, a profissão de motorista ganha cada vez mais integrantes, principalmente pelo aumento dos aplicativos de mobilidade urbana.

Inclusive, muita gente que ficou desempregada na pandemia está obtendo renda por meio do transporte de pessoas ou delivery de produtos, tendo em vista que a internet está cada vez mais presente na vida da população.

Para você ter uma ideia, houve um aumento de 484 mil motoristas que atuavam com aplicativos em 2012 para mais de 1 milhão em 2019, um crescimento de 137,6%.

Além disso, todo condutor de um veículo automotor é um motorista e precisa ser responsável por muitas vidas. Inclusive, os índices de acidentes e mortes nas rodovias vem caindo a cada ano, demonstrando um avanço no comprometimento com a segurança.

Portanto, neste Dia do Motorista, aproveite para parabenizar pessoas que dirigem e fazem parte da sua família. E como a prevenção é o melhor remédio, dirija sempre respeitando a velocidade permitida nas vias e use cinto de segurança, além de manter seu carro em boas condições. Assim, os deslocamentos serão sempre motivo de comemorações e boas lembranças.