A grande aposta da Toyota

Por Cruzeiro do Sul

Corolla Cross, que começa a ser produzido no Brasil, será exportado para 22 países da América Latina e Caribe, em vez dos cinco atuais. Crédito da foto: Divulgação

Corolla Cross, que começa a ser produzido no Brasil, será exportado para 22 países da América Latina e Caribe, em vez dos cinco atuais. Crédito da foto: Divulgação

Nova investida da Toyota, o Corolla Cross começa a ser produzido no Brasil como o modelo da marca que chegará a mais consumidores da região. O utilitário-esportivo (SUV) será exportado para 22 países da América Latina e Caribe. A versão sedã, em produção desde 1998, tem atualmente exportações apenas para cinco países -- Argentina, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Com mais mercados para atender, o presidente da Toyota para a América Latina, Masahiro Inoue, vê o novo carro como estratégico para a marca, mas avalia serem necessárias medidas para que o produto nacional seja mais competitivo.

“Nosso sonho é exportar para outros países além da região, mas para atravessar o oceano temos de pagar o custo logístico local, o que não é fácil”, diz ele. “Por isso trabalhamos com fornecedores e governos para quebrar o custo Brasil.”

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, acrescenta que a falta de competitividade não é só da Toyota, mas de todo o setor industrial. Ele lembra que outros países com os quais o Brasil compete, como México e Tailândia, trabalham no desenvolvimento de novas tecnologias de veículos mais limpos, como os elétricos.

“Será que no Brasil teremos uma política industrial para promover os carros mais limpos? A cadeia de fornecedores está pronta para isso?”, questiona Chang. Para ele, para traçar um plano mais longo de investimentos é preciso também estabilidade cambial e reforma tributária, entre outras medidas.

Com crescimento estimado em 30% na produção deste ano, frente ao cenário de 2020, o grupo estima encerrar 2021 com 170.000 unidades produzidas. Destas, quase 30% deverá chegar aos outros mercados da região latino-americana.

A Toyota deixará de vender o Etios no Brasil a partir de abril, mantendo pequena produção só para exportação. Crédito da foto: Divulgação

Embora o Corolla sedã seja feito em Indaiatuba (SP), a Toyota preferiu produzir a versão SUV na unidade de Sorocaba, onde são feitos Etios e Yaris. Para dar espaço ao novato, que também terá opção híbrida flex, a empresa deixará de vender o compacto Etios, nas versões hatchback e sedã, no mercado brasileiro a partir de abril deste ano. Porém, a produção está mantida para exportação, atendendo a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. A planta de Sorocaba segue produzindo o modelo para mercados de exportação.

Segundo a Toyota, o ajuste foi necessário para a chegada do novo SUV. A ação mostra que a maca japonesa segue a estratégia de outras fabricantes que estão abandonando a produção de carros compactos mais simples para focar em modelos mais rentáveis e mais caros.

Portfólio

Um dos destaques do portfólio da Toyota, o Yaris segue como uma excelente opção no segmento de compactos. Crédito da foto: Divulgação

Com esse movimento, a Toyota segue oferecendo uma proposta de portfólio de produtos de acordo com as expectativas de seus clientes brasileiros, que continuam tendo o Yaris como uma excelente opção no segmento de compactos. “Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Chang.

A Toyota manterá normalmente os serviços para toda a gama Etios, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil.

Desde setembro de 2012 até hoje, a Toyota do Brasil produziu cerca de 620 mil modelos Etios em todo o Brasil, nas versões hatch e sedã. (Estadão Conteúdo e Redação)