Mix

Saiba escolher e cuidar da vasilha do gato

A principal atenção, segundo o veterinário, deve ser com o conforto na hora do gato comer
Saiba escolher e cuidar da vasilha do gato
Plástico e o alumínio são os materiais preferidos dos gatos. Crédito da foto: Pixabay.com

Os gatos têm algumas características que se refletem inclusive na hora deles comerem. Portanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher as vasilhas onde serão colocadas a comida e a água.

A principal atenção, segundo o veterinário Antenor Rodrigues, deve ser com o conforto na hora do gato comer, “pois evitar incômodos nos seus bigodes é primordial”. “A opção ideal é encontrar um comedouro no qual possa fazer a refeição sem que os seus bigodes fiquem comprimidos”, explica. “Um comedouro largo, limpo e suave, que se adapte ao teu gato e que o deixe comer tranquilamente são características que devem ser exigidas para uma boa vasilha para seu felino”.

Leia mais  Adota Pet

 

Rodrigues afirma que os bigodes dos gatos funcionam como receptores, muito importantes para eles. “São uma potente ferramenta de comunicação com a qual exploram o seu território, expressam emoções e usam para caçar”, alerta.

Portanto, diz o veterinário, quando os gatos comem, muitas vezes os seus bigodes podem bater contra as paredes da vasilha e isso pode gerar incômodo e até causar stress. “Por isso, é preciso procurar um comedouro adequado para cada gato, um comedouro que não seja instável, profundo e nem muito estreito”.

Material também é importante

O plástico e o alumínio são os materiais dos quais os gatos mais gostam, de acordo com o veterinário. “Já o vidro e a cerâmica não são muito recomendáveis pois podem quebrar com facilidade”, alerta Rodrigues. “O mais adequado é ter as bordas suaves e arredondadas, que não o magoam em nenhum momento, e a altura não pode ser muito elevada para que o teu animal de estimação possa comer com conforto”, diz.

Leia mais  Animais nas ruas

 

Outro aspecto importante é que a tigela tenha uma base antiderrapante evitando que se movimente enquanto come, portanto é mais confortável. Além disso, evita o barulho do metal contra o chão.

Os gatos são animais muito limpos, por isso é preciso lavar e higienizar o comedouro frequentemente. “Com restos de comida ou pelos, provavelmente o teu gato não irá querer se aproximar da sua comida”, afirma Rodrigues. (Portal Melhores Amigos)

Comentários

CLASSICRUZEIRO