Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira

Retrospectiva 2018: um ano turbulento e de transformações

28 de Dezembro de 2018 às 22:51

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Reprodução

O ano de 2018 foi de profundas transformações na vida do sorocabano - reflexo das mudanças que ocorreram principalmente no Brasil e no mundo. Ano de reviravoltas políticas, com a prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Jair Bolsonaro como presidente da República.

De conquistas esportivas, como o Mundial de Futsal, mas também da despedida do maior jogador da modalidade no mundo, Falcão, e da decepção com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Ano em que o Brasil parou com a greve dos caminhoneiros e que também ficará marcado pela barbárie com o jogador Daniel, do São Bento, e o assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro.

 

Em Sorocaba, o desentendimento entre o prefeito José Crespo e a vice Jaqueline Coutinho teve novo round, o novo Hospital Regional foi inaugurado e uma garça virou notícia. Leia mais sobre os principais acontecimentos de Sorocaba e do Brasil nesta edição do MIX.

SEGUNDO ROUND

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (13/11/2018)

O desentendimento entre o prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), e a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho (PTB), teve um segundo round em 2018. Após o democrata viajar a Barcelona, na Espanha, em 8 de novembro, para participar de uma feira sobre desenvolvimento e mobilidade, o Ministério Público questionou, por intermédio de uma “recomendação”, a falta de transmissão do cargo à vice - mesmo tal ato sendo dispensado pela Lei Orgânica do Município (LOM) por tratar-se de ausência inferior a 15 dias.

Jaqueline oficiou a Prefeitura e foi à Câmara dos Vereadores, mas encontrou o gabinete trancado no Paço. Crespo retornou no dia 19 e, enquanto estava longe do Palácio dos Tropeiros, despachou utilizando WhatsApp, telefone e e-mail.

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (22/11/2018)

O LACRE DA AGONIA

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (14/12/2018)

Uma garça do Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, viveu cinco dias de apuros após ficar com o bico “lacrado” por um aro de plástico - provavelmente originado de uma garrafa descartada indevidamente na água. O lacre não a impedia de comer peixes pequenos, mas atrapalhava sua alimentação e provocava pequenos ferimentos no bico.

No dia 14 de dezembro, após várias tentativas, uma equipe do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e ong Mata Ciliar, conseguiu capturar a ave com uma rede e, então, retirar o incômodo item.

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (14/12/2018)

FALTA DE DECORO

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/8/2018)

A presença do ator Alexandre Frota e então candidato a deputado federal pelo PSL causou confusão na Câmara dos Vereadores de Sorocaba no dia 2 de agosto. Convidado pelo presidente da Casa, Rodrigo Manga, na sessão de lançamento de um livro sobre dependência química, Frota rebateu com ofensas à plateia e se desentendeu com vereadores.

https://www.youtube.com/watch?v=OMlmebyWy-s

No dia 17 de dezembro, a Justiça Federal em São Paulo condenou Frota a 2 anos e 26 dias de detenção, no regime inicial aberto, mais pagamento de 620 dias-multa por difamação e injúria ao deputado federal Jean Wyllys (PSol/RJ). A privação de liberdade foi substituída por prestação de serviços à comunidade e o ator terá de trabalhar por cinco horas diárias ajudando na destruição (picotagem) de papéis inservíveis do Fórum.

O APP QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (9/5/2018)

Prometido para começar a operar no dia 3 de dezembro, o aplicativo para vagas de estacionamento rotativo Zona Azul em Sorocaba ainda não está disponível. A ferramenta, conforme prometido durante a apresentação da mesma no dia 22 de novembro, deve permitir a compra de créditos para uso de vagas e a consulta de pontos de venda de talão, assim como das vias que contam com vagas de estacionamento rotativo. Segundo a Urbes, por questões de ordem técnica, o aplicativo Zona Azul Digital não entrou em operação no último dia 3.

COM DOIS ANOS DE ATRASO

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/4/2018)

O Hospital Estadual de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, construído às margens da rodovia Raposo Tavares, foi inaugurado no dia 31 de março pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) após investimentos de R$ 269 milhões e atraso de dois anos. Chamado também de novo Hospital Regional, o complexo é o primeiro do Estado construído por intermédio de Parceria Público-Privada (PPP).

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/1780416258646211/

Voltado ao atendimento de média e alta complexidade, com serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia, além de apoio a emergências e traumas, tem atendimentos 100% regulados.

BIOMETRIA

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (23/3/2018)

O início do ano foi marcado por filas para o recadastramento biométrico dos eleitores de Sorocaba. O prazo venceu no mês de março e prorrogado até dia 9 de maio.

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/1770497806304723/

Em Sorocaba, 80.109 pessoas estão impedidas de votar por não terem feito o cadastramento biométrico.

BOLSODORIA

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Raysa Leite / Arquivo AFP (6/9/2018)

O capitão reformado do Exército Jair Messias Bolsonaro, do PSL, foi eleito presidente da República em 28 de outubro, ao derrotar Fernando Haddad (PT) no segundo turno. Com uma pauta liberal e conservadora, o deputado federal de 63 anos recebeu 57.797.847 votos (55,13%) enquanto Haddad, que substituiu Lula como candidato do PT quando a candidatura do ex-presidente foi impugnada (antes do primeiro turno), teve 47.040.906 (44,87%).

[irp posts="35688" ]

 

Bolsonaro chegou a sofrer uma facada no abdômen no dia 6 de setembro, durante ato de campanha em Juiz de Fora, e precisou passar por uma cirurgia no intestino antes da eleição. Para governador de São Paulo, o escolhido foi João Doria (PSDB), que derrotou Marcio França (PSB) no segundo turno. Bolsonaro e Doria foram os campeões de votos em Sorocaba, com 73,72% e 63,97%, respectivamente, do total registrado na cidade.

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Raysa Leite / Arquivo AFP (6/9/2018)

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Raysa Leite / Arquivo AFP (6/9/2018)

LULA PRESO

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Sergio Lima / Arquivo AFP (19/12/2018)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso em 7 de abril após se entregar à Polícia Federal no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Desde então, está cumprindo pena de 12 anos e um mês de reclusão em Curitiba, na Superintendência Regional da Polícia Federal.

A prisão deu-se após a condenação do petista em segunda instância, em ação penal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acerca da ocultação da propriedade de uma cobertura triplex no Guarujá que foi recebida da empreiteira OAS em troca de favores na Petrobras.

LAVA JATO EM SOROCABA

Retrospectiva 2018

Crédito da foto: Arquivo JCS

Preso temporariamente pela 42ª fase da Operação Lava Jato no ano passado, no condomínio de luxo onde morava há quatro anos em Sorocaba, o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine foi condenado em 7 de março pelo juiz Sérgio Moro a cumprir 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo recebimento de R$ 3 milhões em propina da Odebrecht para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.

OPINIÃO DE PESO

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Reprodução

O Cruzeiro do Sul publicou em sua capa no dia 29 de setembro, oito dias antes do primeiro turno das Eleições 2018, o Editorial “Para onde vamos? Hora de decidir. Hora de ter coragem para respeitar a mente e a honra”.

De responsabilidade do Conselho Editorial da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), o texto apontava a opinião dos administradores da FUA e do jornal Cruzeiro do Sul acerca do processo eleitoral e da polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que se desenhava para o segundo turno.

UM PAÍS PARADO

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Nelson Almeida / Arquivo AFP (26/5/2018)

O Brasil parou a partir de 21 de maio com a greve dos caminhoneiros. Os onze dias que se seguiram foram de uma crise de abastecimento jamais vista no País.

Escolas suspenderam as aulas, os ônibus deixaram de circular por falta de combustível, restaurantes fecharam, aviões ficaram sem querosene e diversas cidades, como Sorocaba, precisaram decretar situação de emergência. Ao terem parte da pauta de reivindicações atendidas pelo Governo Federal, com a desoneração tributária sobre o óleo diesel, os grevistas encerraram a paralisação e os serviços públicos voltaram à normalidade a partir de 1º de junho.

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (23/5/2018)

MEMÓRIA EM CHAMAS

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Thiago Ribeiro / Arquivo AFP (4/9/2018)

Um incêndio destruiu na noite de 2 de setembro o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro. Subordinado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o museu fundado por Dom João VI em 1818 tinha um acervo de mais de 20 milhões de peças e ocupava a antiga residência da família imperial brasileira. A Polícia Federal está investigando a causa do fogo.

MULHERES MORTAS

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (30/11/2018)

Os meses de outubro e novembro foram marcados por casos de feminicídios na região. A primeira ocorrência foi em São Roque no dia 3 de outubro.

A estudante Letícia Tanzi Lucas, de 13 anos, foi morta a facadas pelo pai, o caseiro Horácio Nazareno Lucas, de 28 anos, um dia depois de ele deixar a cadeia. O crime teria acontecido porque ela o denunciou por estupro.

Em Sorocaba foram dois casos em outubro. Na madrugada do dia 27, o marido matou a esposa, de 44 anos, a facadas, diante da filha do casal, de nove anos.

A outra vítima foi a jovem Geovana Crislaine Soares da Silva, de 17 anos, encontrada morta horas depois na rua Antonio Paes, no bairro Caputera. Ela também foi morta com golpes de faca pelo ex-namorado que não aceitava o rompimento.

No dia 26 de novembro um homem foi preso em São Roque pela morte de duas irmãs de 19 e 17 anos. O assassinato ocorreu pois a jovem de 19 anos havia rompido o relacionamento mantido por três anos com o assassino. A outra jovem morreu na tentativa de defender a irmã.

Em julho a menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, foi morta provavelmente por ter sido confundida com outra garota. Ela saiu para andar de patins, em Araçariguama, e nunca mais voltou para casa.

POLÍTICOS ASSASSINADOS

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Miguel Schincariol / Arquivo AFP (15/3/2018)

A vereadora Marielle Franco (Psol) foi morta a tiros no dia 14 de março, juntamente de seu motorista, em uma rua do Estácio, na região central do Rio de Janeiro. Ela saía de um evento político na Lapa e, segundo as investigações, seu veículo foi perseguido por quatro quilômetros.

Câmeras registraram os criminosos emparelhando um carro com o da vereadora e atirando por treze vezes. Nove disparos vararam a lataria e outros quatro acertaram o vidro. As investigações estão em andamento desde então e apontam para motivações políticas.

Em 26 de dezembro, o ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata (MDB), de 77 anos, foi assassinado a tiros em Vitória. O autor do crime foi o seu ex-assessor político.

CURANDEIRO E CRIMINOSO

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Ernesto Rodrigues / Arquivo Estadão Conteúdo (17/12/2018)

Após mais de trezentas denúncias de charlatanismo, abuso sexual, sedução de menor e atentado ao pudor, o curandeiro João Teixeira de Faria, conhecido como joão de deus, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Goiás por violação sexual mediante fraude. Ele entregou-se em 16 de dezembro e foi preso.

As investigações apontam que o suposto médium chefia uma organização criminosa que atua principalmente em Abadiânia, onde funciona a casa de atendimentos espirituais Dom Inácio de Loyola. Em dois mandados de busca e apreensão, agentes recolheram mais de R$ 1,5 milhão em uma das casas dele, além de pedras preciosas e armas.

CRIME BÁRBARO

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Divulgação

O meia Daniel Corrêa, do São Bento, foi encontrado morto em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no dia 28 de outubro. A investigação do crime descobriu uma história de barbárie.

O atleta de 24 anos teve partes do corpo decepadas depois de ser espancado na casa do empresário Edison Brittes, para onde havia ido após sair de uma festa em Curitiba. Brittes, conhecido como “Juninho Riqueza”, confessou a autoria do crime e está preso - além da esposa, da filha e de outras três pessoas que o ajudaram a cometer o crime e ocultar o corpo do jogador.

QUEM LEMBRA DA COPA?

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Jewel Samad / Arquivo AFP (6/7/2018)

A Seleção Brasileira de futebol decepcionou ao cair nas quartas de final da Copa do Mundo 2018, realizada na Rússia, ao perder da Bélgica por 2 a 1 no dia 6 de julho. Com suas maiores estrelas apagadas (Neymar e Gabriel Jesus), Tite não conseguiu mais do que um futebol burocrático, previsível e sem criatividade.

Vexame maior deu a Alemanha, eliminada ainda na primeira fase. A Argentina caiu nas oitavas. A taça ficou com a França, que festejou o bicampeonato ao derrotar a Croácia por 4 a 2 na decisão.

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Luis Acosta / Arquivo AFP (6/7/2018)

NOVO CHEFE

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Erick Pínheiro / Arquivo JCS (6/3/2018)

Após 127 jogos (51 vitórias, 49 empates e 27 derrotas) e três acessos, a então parceria mais longa do futebol brasileiro chegou ao fim: a do técnico Paulo Roberto Santos e o São Bento. O motivo foi uma confusão no vestiário do Estádio Municipal Walter Ribeiro, no dia 25 de junho, entre o treinador e o presidente beneditino, Márcio Rogério Dias, após a derrota da equipe para o Londrina por 1 a 0.

Marquinhos Santos (do próprio Londrina) chegou para segurar o Azulão na Série B do Campeonato Brasileiro, em 13º lugar, enquanto Paulo Roberto passou rapidamente pelo Sampaio Corrêa e no ano que vem treinará o Brasil de Pelotas.

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (10/12/2018)

MELHOR DO MUNDO

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Divulgação Magnus Futsal

Sorocaba chegou ao topo do mundo mais uma vez com a conquista da Copa Intercontinental de Futsal, o Mundial de Clubes da modalidade, disputado em Bangcoc, na Tailândia. Na decisão, em 2 de setembro, os sorocabanos derrotaram o Carlos Barbosa por 2 a 0, com gols de Leandro Lino e Marcel, e faturaram o bicampeonato de novo sobre os gaúchos.

Na temporada, a equipe comandada por Ricardinho também chegou à semifinal da Liga Nacional de Futsal (LNF), sendo eliminada na prorrogação pelo campeão Pato Futsal, e ficou com o vice-campeonato da Liga Paulista de Futsal (LPF), vencida pelo Corinthians.

O ADEUS

Retrospectiva 2018 Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (7/12/2018)

O Mundial de Clubes foi a derradeira glória do ala Falcão, que encerrou a carreira como jogador profissional em 6 de dezembro, no segundo jogo da final da Liga Paulista de Futsal (LPF). No Parque São Jorge, mesmo ginásio onde começou a atuar 26 anos antes, o camisa 12 ajudou sua equipe a ganhar do Timão por 5 a 3 no tempo normal, mas não conseguiu tirar o placar do 0 a 0 na prorrogação -- o que beneficiou os alvinegros pela melhor campanha.

Confira as matérias mais lidas do ano

O portal do Cruzeiro do Sul contabilizou mais de 40 milhões de páginas visualizadas em 2018. Esses números, segundo a Associação Paulista de Jornais, classifica o site como o quatro maior jornal online do Estado de São Paulo.

Neste ano, entre as centenas de reportagens nacionais e internacionais publicadas, a mais visualizada foi “MEC quer que alunos com deficiência possam frequentar apenas escolas e classes especiais”. O texto, feito em 23 de novembro no caderno Educare, obteve mais de 200 mil visualizações neste fim de ano.

Entre as 10 reportagens mais vistas, todas foram produzidas pela equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul. Elas abordam temas ligados à economia, à violência, à prestação de serviço e a assuntos ligados diretamente à cidade Sorocaba.

Reportagens - Visualizações de página

1. MEC quer que alunos com deficiência possam frequentar apenas escolas e classes especiais..........218.959

2. Grávida de seis meses é esfaqueada em tentativa de assalto em Sorocaba..........73.957

3. Ovos não vendidos voltam para fábrica..........73.778

4. Caso Vitória Gabrielly tem nova linha de investigação..........73.450

5. Padaria Sabina fecha e funcionários são pegos de surpresa em Sorocaba...........72.504

6. Aposentados podem herdar plano de saúde da empresa..........72.022

7. Morre sorocabano que mobilizou campanha por doação de medula..........65.390

8. Aposentado por invalidez pode receber mais..........62.293

9. Criminoso é atropelado após roubar pizzaria em Sorocaba..........55.815

10. Veja vídeo de tempestade que atingiu Sorocaba..........54.329

Galeria

Confira a galeria de fotos