Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Perseverance é o próximo veículo da Nasa para explorar Marte

05 de Março de 2020 às 22:09

Perseverance é o próximo veículo da Nasa para explorar Marte

Perseverance tem o tamanho de um carro e possui seis rodas, para permitir subir e descer nas rochas. Crédito da foto: Nasa / AFP (5/3/2020)

A Nasa apresentou nesta quinta-feira (5) o nome do seu próximo veículo de exploração espacial que levará a Marte. Ele será denominado de Perseverance.

Será o quinto veículo exploratório no planeta vermelho. Ele estará equipado com os mesmos pneus que o Sojouner (que chegou a Marte em 1997), Spirit e Opportunity (2004), assim como a Curiosity, que explora o planeta desde 2012.

Seu nome foi anunciado em uma escola em Burke, no estado americano da Virgínia. No eento, o estudante que escolheu o seu nome foi parabenizado.

“A proposta de Alez captou o espírito de exploração”, disse o cientista chefe da Nasa, Thomas Zurbuchen. “Assim como qualquer missão exploratória do passado, Perseverance enfrentará desafios e fará descobertas excepcionais”, completou.

Batismo

Como os veículos anteriores, Perseverance foi batizado no final de uma competição nacional organizada entre escolas. Dos 155 nomes que chegaram às semifinais, escolhidos por quase 4.700 jurados voluntários, nove foram disponibilizados para a votação pública no site da Nasa.

Além de ter tido a honra de que sua sugestão tenha saído vitoriosa, o jovem foi convidado a ir junto com a família para Cabo Canaveral, na Flórida. Ele vai presenciar o lançamento programado entre 17 de junho e 5 de agosto.

Chegada a Marte

A chegada da Perseverance a Marte está prevista para fevereiro de 2021, em uma cratera chamada Jezero. A missão tem dois objetivos principais: buscar rastros de vida passada e coletar amostras que serão seladas hermeticamente em tubos dentro do veículo.

Perseverance tem o tamanho de um carro (3 metros de comprimento por 2,70m de largura). Possui seis rodas, para permitir subir e descer nas rochas.

 

Equipado com um mini reator nuclear que lhe disponibilizará energia, Perseverance tem um braço articulado de 2,20 metros de comprimento e de uma furadeira para pulverizar triturar amostras das rochas. (AFP)