Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Paulo Betti presta homenagem a Sorocaba e ressalta a história da cidade

16 de Agosto de 2019 às 19:17

https://www.youtube.com/watch?v=xxsPYuNEh4o&feature=youtu.be

Atualizada às 21h42

O ator Paulo Betti prestou uma homenagem a Sorocaba no 365º aniversário da cidade. Com figurino do personagem Miguel Nasser, da novela “Órfãos da Terra”, ele gravou um vídeo no estúdio da TV Globo. Nele, enalteceu a história do município por meio do livro “Na feira de Sorocaba”.

A obra é uma das mais valiosas relíquias da história e das artes de Sorocaba. O texto de “Na feira de Sorocaba” foi encenado pela primeira vez em 1862 no Teatro São Rafael pela trupe do dramaturgo Francisco Luiz d’Abreu Medeiros.

Reeditado em livro homônimo, a publicação foi idealizada e organizada pelo jornalista, pesquisador e historiador Geraldo Bonadio. Em 204 páginas, a obra reúne o fac-símile de um raríssimo exemplar original, que pertence ao acervo do Museu Histórico Sorocabano.

Possui uma transcrição, na ortografia atual, feita Porphirio Rogich Vieira, baseada em um original mais íntegro da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Contém ainda textos complementares, como a biografia do dramaturgo sorocabano.

No vídeo, Paulo Betti ressalta que Sorocaba tem uma dedicação à história. “Apesar de deixar destruir o convento de Santa Clara”, lembra. “Junto com o Mosteiro de São Bento, faria um sítio histórico da cidade”, completa.

O vídeo de Pauilo Betti foi publicado no site Terceira Margem. (Da Redação)