Buscar no Cruzeiro

Buscar

e

Novela "Amor de Mãe" aborda poluição crescente na Baía de Guanabara

16 de Abril de 2020 às 18:25

Uma das funções da arte é chamar atenção para questões reais. A novela Amor de Mãe está cumprindo bem essa tarefa. O enredo aborda a poluição da Baía de Guanabara, discutindo as atividades clandestinas de empresas e o descaso do poder público com ações ambientais ilegais.

Na trama, o biólogo Davi Morete, interpretado pelo ator Vladimir Brichta, junto a sua ONG, Planeta Vivo, realiza manifestações contra empresas que poluem ilegalmente a Baía de Guanabara. A poluição ambiental é um dos temas mais abordados no Brasil e está no centro da questão de sustentabilidade no país.

Acúmulo de plástico afeta o ecossistema da Baía de Guanabara

O plástico é um inimigo que parece inofensivo, mas que virou o principal vilão dos mares e oceanos no século XXI. Fruto do consumo desenfreado da sociedade moderna, o acúmulo de plástico e outros resíduos causa um grande desequilíbrio ambiental no Brasil.

No Rio de Janeiro, o aglomerado de plástico afeta, principalmente, a Baía de Guanabara. Especialistas e moradores das regiões próximas à área, afirmam que a Baía de Guanabara sofre com uma concentração cada vez maior de microplásticos, partículas nocivas à fauna local.

O amontoamento de plásticos não afeta apenas os animais marinhos, ele também atinge os seres humanos. O coordenador do Laboratório de Estudos Marinhos da PUC, Renato Carreira, afirma que análises apontam que o microplástico chega na cadeia alimentar dos peixes que se tornam alimento para as pessoas.

Os dados não são nada animadores. Segundo a ONG WWF, o Brasil é o quarto maior produto de lixo plástico do mundo e recicla apenas 10% de todo esse material.

A Baía de Guanabara é alvo de um Programa de Despoluição desde 1994. Passando por seis governadores diferentes, já foram gastos cerca de R$ 1,7 bilhão pela Cedae. Alguns ambientalistas defendem que o montante despendido é ainda maior e que o projeto pode ser considerado um grande fracasso da administração pública.

Principais questões ambientais do Brasil em 2020

A pesquisa Earth Day, coordenada pelo Instituto Ipsos, apontou os principais problemas ambientais que mais preocupam os brasileiros. Dentre as questões fundamentais, o desmatamento é o vencedor da lista — cerca de 53% dos brasileiros estão muito preocupados com o tema.

Outras questões ambientais sérias também tiveram bastante relevância, são elas: a poluição da água, com 44%, a falta da reciclagem de resíduos, 36%, o aquecimento global, 29%, e o esgotamento de recursos naturais, 23%.

Outro ponto que tem preocupado bastante os brasileiros são as enchentes. Segundo a pesquisa, 18% das pessoas acreditam que este tema é muito importante. As chuvas de verão assombram as principais cidades do país no início do ano e trazem diversos prejuízos para o governo e a população.

País está perdendo credibilidade nas questões ambientais globais

O embaixador Sérgio Amaral, que ocupou o cargo de diplomata do Brasil nos Estados Unidos, afirma que o país está perdendo credibilidade na questão ambiental.

Para Amaral, a nação vinha sendo uma das principais líderes da causa ambiental nos últimos anos. O Brasil vem recuperando a sua credibilidade no tema desde a conferência Rio 1992. De lá para cá, apesar de ainda não ser um exemplo neste assunto, o país progrediu em relação ao tópico ambiental.

A pressão das principais ONGs de ambientalistas do mundo e a união de diversos países que tomam a frente pelo tema está aumentando. O governo de Jair Bolsonaro vem sendo amplamente criticado por brasileiros, entidades e chefes de Estados de vários territórios do mundo.

A desaprovação só piora com certas afirmações do governo, como a do principal diplomata do país, Ernesto Araújo, por exemplo, que acredita que o aquecimento global é obra do “marxismo cultural”. Isso pode gerar descrédito com grandes parceiros comerciais ao redor do mundo.