Mix

Haras oferece cuidados para cavalos aposentados

Redobrar a atenção com a alimentação é uma das necessidades para com os cavalos mais velhos
Haras oferece cuidados para cavalos aposentados
Para animais mais velhos, cuidados especiais. Feno fresco e saudável é uma das boas fontes para os cavalos seniors. Crédito da foto: Divulgação

Em Araçoiaba da Serra, na região metropolitana de Sorocaba, está um dos mais conhecidos haras para cavalos aposentados. O Rio do Céu dedica-se a cuidar de cavalos há mais de vinte anos. Entre seus hóspedes estão dois cavalos com mais de 35 anos e vários outros ao redor de 30 anos. Todos saudáveis, em pleno gozo de sua merecida aposentadoria.

Redobrar a atenção com a alimentação é uma das necessidades para com os cavalos mais velhos. Esses animais processam alimentos de forma mais lenta. Eles mastigam com mais dificuldades. Já não bastasse o sensível processo digestivo do cavalo, com o tempo a capacidade de transformar o alimento verde, feno e a ração — vai diminuindo e o organismo absorvendo menos.

Não é só isso. Dentição, oclusão, mordedura correta sem machucar a boca são algumas das principais observações a serem feitas por qualquer pessoa que queira cuidar bem de seu cavalo. E pode encontrar muitas surpresas que não deveriam ser mais surpresas hoje em dia, que revelam sofrimento: língua com mordidas e cicatrizes, gengivas inflamadas, dentes estragados. Tudo por causa do desgaste dos dentes.

Leia mais  Atibaia inaugura o primeiro parque aquático indoor do Brasil

Muitas vezes uma consulta do médico veterinário dentista pode resolver o problema que traz de volta a facilidade de mastigação, ganho de peso, saúde em geral. Melhoria na qualidade de vida!

Alimentação certa

Os diversos tipos de alimentos que tem de ser certos. Para cavalos mais velhos que já perderam a capacidade de puxar / arrancar / morder o capim ou feno, as dificuldades de mastigação apesar dos esforços do vet precisam de um bom complemento com uma boa ração, proteína certa pouca energia e não uma “básica” como farelo de manutenção. E de alta digestibilidade.

E água boa, limpa. Tem que ser sempre muito limpa e pura. Cochos de água devem ser com água sem cheiro, sem larvas ou insetos e sem restos de alimentos. Essa é uma das principais fontes de saúde de qualquer cavalo. (riodoceu.com)

Comentários

CLASSICRUZEIRO