Mix

Grama e vegetais auxiliam na dieta dos pets

Cães e gatos não são carnívoros como se costuma afirmar. São onívoros
Grama e vegetais auxiliam na dieta dos pets
Esse tipo de alimento pode ser um complemento de nutrientes. Crédito da foto: Pixabay

Você sai passear com seu cão e de repente ele para e começa a comer grama. Não se assuste. Isso faz parte da alimentação dele. Cães e gatos não são carnívoros como se costuma afirmar. São animais onívoros (que se alimentam tanto de carne como de vegetais). Portanto, o fato de comerem grama ou algum outro vegetal nem sempre está relacionado com alguma doença, garante o médico veterinário Leonardo Giovanetti Neto, da Med Center Pet Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

Leia mais  Conheça os mitos e verdades sobre a castração de cães e gatos

 

“Muitas vezes cães e gatos se alimentam de vegetais até por necessidade de suplementação de algum elemento necessário à sua nutrição ou então corrigir um desequilíbrio de nutrientes na sua dieta”, explica Giovanetti.

Segundo o veterinário, raras vezes essa medida tomada por eles tem caráter patogênico. “Quando há alguma doença envolvida, o animal costuma apresentar dificuldade de trânsito intestinal, como cólicas de origem desconhecida”, afirma.

Tanto que hoje em dia, no mercado pet, existem opções das famosas “graminhas” à venda, principalmente para gatos, embora os cães também tenham a necessidade de comê-las.

Giovanetti diz não haver, portanto, motivos de preocupação. “O hábito desses animais acabarem por se alimentarem de vegetais não deve ser considerado um fator preocupante, que determine uma patologia mais séria e sim ser encarado como um benefício no complemento de suas dietas e estimulado”. (Portal Melhores Amigos)

Comentários
Assuntos